Portal 93
Com você onde você for.

Procedimento em MT possibilita salvar quatro vidas com doação de órgãos

Durante a ação, foram captados dois rins e duas córneas, o que pode beneficiar até quatro pacientes que aguardam na fila por transplante.

A Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso realizou, no último fim de semana, a terceira captação de múltiplos órgãos do ano. O procedimento ocorreu no Hospital Geral, em Cuiabá, e teve duração aproximada de duas horas e meia.

Durante a ação, foram captados dois rins e duas córneas, o que pode beneficiar até quatro pacientes que aguardam na fila por transplante.

As equipes responsáveis pela captação são integralmente de Mato Grosso, com participação de profissionais do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá. Após a retirada, os órgãos foram encaminhados aos locais onde estão os receptores.

A operação contou com suporte logístico do Sistema Nacional de Transplantes e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), garantindo agilidade no transporte.

A secretária adjunta do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fabiana Bardi, destacou a importância da integração entre as equipes envolvidas e agradeceu, especialmente, à família doadora pelo gesto.

Já o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, ressaltou o trabalho da Central de Transplantes e enfatizou que ações como essa só são possíveis graças à solidariedade dos familiares, que transformam a perda em esperança para outras vidas.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies