Portal 93
Com você onde você for.

Brasil é citado por governo Trump como fornecedor relevante no tráfico de drogas

O país aparece ao lado de outras nações como China, Venezuela, Coreia do Norte, Colômbia, Índia, México, Bolívia, Afeganistão e Tailândia, consideradas estratégicas nesse tipo de fornecimento. 

Um relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos colocou o Brasil entre os países considerados fontes relevantes de substâncias químicas usadas na produção de drogas ilícitas em escala global.

Segundo o documento, elaborado durante o governo de Donald Trump, o Brasil integra a lista de nações identificadas como fornecedoras de precursores químicos essenciais para a fabricação de entorpecentes.

Camara 22814/2026

O país aparece ao lado de outras nações como China, Venezuela, Coreia do Norte, Colômbia, Índia, México, Bolívia, Afeganistão e Tailândia, consideradas estratégicas nesse tipo de fornecimento.

De acordo com o relatório, esses insumos  embora muitas vezes tenham uso legal  acabam sendo desviados para rotas clandestinas e utilizados na produção de drogas, especialmente cocaína. O documento aponta ainda que parte significativa desses produtos químicos tem origem em países como Brasil, Argentina, Chile e China.

O estudo faz parte de uma análise mais ampla realizada pelo governo dos EUA para avaliar o combate ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro no mundo.

O relatório examina fatores como legislação, atuação das autoridades, eficiência do sistema judicial e cooperação internacional entre os países.

Além de mapear rotas do tráfico e estruturas financeiras ilegais, o documento também serve como base para decisões de política externa dos Estados Unidos, podendo influenciar acordos internacionais, parcerias na área de segurança e até medidas de pressão diplomática.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies