Produção de etanol em MT deve crescer 17,8% na safra 2026/2027
Esse resultado demonstra o crescimento das usinas de etanol no estado, com destaque para as usinas de etanol de milho.
A produção de etanol em Mato Grosso deve registrar um aumento de 17,8% na safra 2026/2027, totalizando 8,44 milhões de m³, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Esse resultado demonstra o crescimento das usinas de etanol no estado, com destaque para as usinas de etanol de milho.

Atualmente, há 12 usinas em funcionamento, 10 em produção e 5 em estudo. O estado também se destaca na produção de biocombustíveis de milho, com previsão de mais de 13,9 milhões de toneladas na safra 2024/2025, segundo o Imea.
O aumento do interesse pelo biocombustível está ligado a vantagens de descarbonização na economia verde e como alternativa ao diesel importado, que se tornou mais caro devido à guerra entre EUA e Israel contra o Irã.
Na safra 2026/2027, a produção de etanol será dividida entre milho, com 7,33 milhões de m³, e cana, com 1,11 milhão de m³. O milho se destacou nos últimos anos, inicialmente como uma segunda safra, ocupando espaço após a colheita da soja.
No ano passado, as usinas de etanol produziram 2,2 bilhões de litros de biodiesel e 2,7 milhões de toneladas de grãos secos destilados, subprodutos do processamento do etanol.
Para os próximos anos, a economia de Mato Grosso segue em expansão, impulsionada pelo acordo entre Mercosul e União Europeia, que criará a maior zona de livre comércio do mundo. Esse tratado promete beneficiar o estado com redução tarifária e acesso ampliado a mercados.
Além disso, o estado ampliou sua pauta exportadora, alcançando 15 novos mercados internacionais em dois anos, com novos investimentos em agroindústria se intensificando anualmente.
Comentários estão fechados.