Portal 93
Com você onde você for.

Pressão americana: Trump é acionado por empresas contra críticas e impostos no Brasil

Em meio a preocupações sobre o sistema de pagamentos brasileiro e a taxação de tecnologia, empresas norte-americanas pressionam o governo de Donald Trump. O Conselho da Indústria da Tecnologia da Informação (ITI), que representa gigantes como Visa, Mastercard, Amazon e Google, enviou um documento ao Escritório do Representante Comercial dos EUA, apontando problemas com o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Anatel.

A manifestação começou após a decisão do STF de junho, que responsabiliza as big techs por conteúdo de terceiros. A ITI alertou que isso cria incertezas legais e pode desencorajar investimentos, citando também o novo posicionamento da Anatel que impõe responsabilidades adicionais aos marketplaces.

Camara 22814/2026

A associação teme ainda que mudanças regulatórias possam resultar em censura ao conteúdo online.

Além disso, o projeto de lei sobre inteligência artificial no Brasil também está na mira. Esta proposta estabelece obrigações que dificultam a operação das empresas de tecnologia dos EUA no país, enfrentando concorrência de empresas chinesas. A ITI também expressou preocupação em relação à proposta de taxação sobre big techs, chamando a atenção do governo dos EUA para evitar medidas que possam prejudicar as empresas americanas e criar obstáculos no comércio digital.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies