Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Qual é a Importância da Vacinação contra o Tétano?

Veja Fatores Importantes a Respeito da Vacinação Contra o Tétano

No quadro Tira-Dúvidas de hoje você confere uma questão essencial para a nossa saúde e bem-estar, onde ressaltaremos a importância da vacinação contra o tétano, uma doença extremamente séria e potencialmente fatal.

Destacamos ainda a importância de nos atentarmos aos fatores que podem afetar diretamente a nossa saúde e bem-estar, ocasionando complicações que podem resultar em sérios danos para a nossa saúde, onde a prevenção é uma das principais formas de assegurarmos o nosso bem-estar em nosso dia a dia.

Assim, a bactéria causadora pode ser encontrada em objetos de metal, enferrujados ou não, objetos de madeira e também de vidro. A contaminação dessa doença se dá através de lesões acidentais provocadas por objetos que estejam contaminados com a bactéria.

Ou seja, ao acidentar-se com objetos infectados com a bactéria causadora da doença, a pessoa entra em contato direto com a bactéria, infectando-se, por consequência, dessa maneira. Assim, a principal forma de contágio do tétano ocorre quando a pessoa se fere com um material infectado, seja ele metal, madeira ou vidro.

Sintomas do tétano

Tétano

Assim, ao entrar em contato com a bactéria causadora do tétano, e não estando vacinado, o indivíduo afetado pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Contrações involuntárias na área ferida
  • Riso sardônico
  • Contração dos músculos do pescoço
  • Rigidez muscular constante
  • Dificuldades para engolir – No estágio avançado da doença
  • Insuficiência respiratória – No estágio avançado da doença

O tétano é uma doença extremamente grave, podendo ser fatal caso o indivíduo infectado com a doença não receba prontamente o auxílio médico adequado. Assim, ao contar-se com material que pode conter a bactéria causadora da doença, é essencial que a pessoa busque de imediato o auxílio médico necessário para que as medidas necessárias sejam adotadas afim de evitar complicações.

Formas de prevenção ao tétano

A forma mais segura e eficaz de se prevenir contra o tétano é através da vacinação, que está disponível em postos de saúde de todo o país. Pois embora o tétano seja uma doença seríssima, a vacinação é capaz de prevenir a doença e assegurar nossa saúde e bem-estar, protegendo-nos da bactéria causadora da doença.

Dessa forma, destacamos ainda que é fundamental que você mantenha seu cartão de vacina e também o dos seus filhos em dia, tendo em vista que essa é a forma mais eficaz de se prevenir o tétano e assegurar sua saúde e também a de sua família.

Outro fator essencial em relação à prevenção ao tétano é necessidade da aplicação dose de reforço da vacina a cada 10 anos. Ou seja, ao vacinar-se contra a doença, após 10 anos você precisará tomar uma dose de reforço para garantir o seu bem-estar e continuar protegido contra a bactéria causadora da doença.

Em casos de lesões acidentais em que a vítima não foi vacina contra a doença ou possui dúvidas em relação à vacina procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Descreva detalhadamente o acidente para o profissional de saúde e o informe com qual o objeto você se feriu.

Pois os postos de saúde estarão aptos a lhe oferecer o suporte necessário com o intuito de evitar possíveis complicações decorrentes do contágio da bactéria causadora do tétano, assegurando, dessa forma, a sua saúde e bem-estar.

Lembrando ainda que a vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir essa doença.

A vacinação contra o tétano integra o calendário de vacinação infantil, por isso, com intuito de prevenir a doença, é essencial que os pais mantenham a carteira de vacinação de seus filhos em dia, assegurando, dessa forma, a sua saúde e bem-estar.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Quais São os Malefícios Provocados pela Chupeta?

Tira-Dúvidas: Uma Dieta Vegetariana Realmente Faz Bem à Saúde?

Tira-Dúvidas: Quais São os Cuidados Necessários Com Uma Criança Com a Garganta Inflamada?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies