Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Quais Cuidados Uma Pessoa Com Hipertensão Deve Ter?

Veja Medidas Que Auxiliam na Saúde e Bem-Estar de Uma Pessoa Com Pressão Alta

O quadro Tira-Dúvidas de hoje traz para você uma questão de extrema importância para aqueles que possuem pressão alta, evidenciando quais cuidados uma pessoa com hipertensão deve ter.

A hipertensão arterial é uma questão séria de saúde e que requer cuidados específicos para assegurar o bem-estar do indivíduo afetado.

Esta é uma doença que atinge os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro, os olhos e que pode, inclusive, causar a paralisação dos rins.

Dessa forma, a hipertensão arterial se caracteriza quando a medida da pressão de um indivíduo permanece, com frequência, acima de 140 por 90 mmHg.

Ressaltando ainda que quadros em que a pessoa apresenta a medida de pressão acima de 18/12 o seu estado é considerado grave.

Causas da hipertensão arterial

Hipertensão arterial

Diversos fatores podem favorecer o surgimento da pressão alta, onde podemos destacar as seguintes causas:

  • Fator hereditário
  • Obesidade
  • Envelhecimento
  • Sedentarismo
  • Alimentação inadequada
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de sal
  • Consumo excessivo de álcool

Comumente a hipertensão arterial não apresenta sintomas, dificultando o diagnóstico da doença. No entanto, quando não tratada, a pressão alta pode afetar diretamente a saúde da pessoa afetada, desencadeando doenças cardíacas e até mesmo o acidente vascular cerebral.

Dessa forma, é comum que os sintomas de pressão alta somente apareçam quando a medida de pressão da pessoa já esteja significativamente elevada.

Assim, alguns dos sintomas da doença são:

  • Dores no peito
  • Dor de cabeça
  • Tonturas
  • Zumbido na região do ouvido
  • Fraqueza
  • Visão turva
  • Sangramento nasal

Quanto ao diagnóstico da doença, este somente pode ser realizado através da medição frequente da pressão arterial.

Cuidados com a pressão alta

A adoção de um estilo de vida saudável é um dos principais cuidados que uma pessoa com hipertensão deve ter, incluindo uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.

As atividades e também os exercícios físicos são algumas das principais formas de combate ao sedentarismo, fator que está ligado a uma das causas da pressão alta.

O sedentarismo tem sido um grande obstáculo em nossa sociedade, pois em decorrer do avanço tecnológico sofrido nas últimas décadas, cada vez mais pessoas têm adotado um estilo de vida sedentário, que pode afetar de forma significativa a sua saúde e bem-estar e ainda favorecer o desenvolvimento de sérios problemas de saúde.

Dessa forma, outro cuidado essencial em relação à hipertensão diz respeito a nossa alimentação, tendo em vista que bons hábitos alimentares contribuem diretamente para a nossa saúde.

Ressaltando ainda que a pessoa que sofre com pressão alta deve adotar uma alimentação com menos sal, pois este é um fato que contribui para o seu bem-estar.

Manter uma dieta rica e equilibrada, com uma grande variedade de alimentos naturais é fundamental para a adoção de um estilo de vida saudável. Assim, ainda é importante ressaltarmos a importância de encontrarmos formas de reduzir o consumo de alimentos industrializados em nosso dia a dia, pois os alimentos industrializados possuem uma grande quantidade de conservantes, além de serem ricos em teores de gordura, açúcares e sódio.

Estudos ainda demonstram que os alimentos industrializados podem favorecer o desenvolvimento de sérios problemas de saúde.

Dessa forma, com um pouco de criatividade na cozinha é possível criar pratos incrivelmente saborosos e nutritivos.

Aqui no Portal 93 você confere toda a semana o quadro Segunda-Feira Light, que traz para você o passo a passo de receitas simples, práticas e incrivelmente saudáveis, possibilitando que você adote uma alimentação saudável em seu dia a dia, contribuindo diretamente para a sua saúde e bem-estar.

O uso de medicamentos indicados para os casos de hipertensão também é um cuidado essencial em relação à pressão alta, no entanto, somente um médico especializado estará apto a lhe prescrever o medicamento adequado de acordo com o seu quadro clínico.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Beber Água Realmente Ajuda a Emagrecer?

Tira-Dúvidas: Comer Banana a Noite Realmente Faz Mal?

Tira-Dúvidas: Quando a Dor de Cabeça se Torna Preocupante?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies