Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Valores de aluguéis tem alta e gera aumento na inflação

A inflação está acelerada em Sinop e todo país. Os dados da pesquisa mensal da CDL apontam que o Índice de Preços do Consumidor IPC no mês de maio, teve uma taxa no município de 0,82%.

A inflação de maio em Sinop apresentou uma aceleração, comparado a abril. O aumento nos preços dos aluguéis foi um dos principais fatores para a alta da inflação.

“Tivemos um aumento de 2% neste mês no valor dos aluguéis, com isso chegamos a 30% no acumulado dos 12 meses. Isso está assustando na hora de renegociar o valor do aluguel e é o principal vilão da inflação em Sinop”, comenta o economista professor Doutor, Feliciano Azuaga.

Inflação em Sinop

A inflação está acelerada em Sinop e todo país. Os dados da pesquisa mensal da CDL/Centro de Informações Sócioeconômicas – Cise da Unemat, apontam que o Índice de Preços do Consumidor IPC no mês de maio, teve uma taxa no município de 0,82%.

Com esse resultado, a inflação acumulada nos últimos 12 meses alcançou 8,42%.

SINOP: Valores de aluguéis tem alta e gera aumento na inflação 2

Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação em Sinop no mês de maio seguiu a tendência de alta observada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, que foi divulgado pelo IBGE. O IPCA alcanço 0,83% em relação ao mês anterior.

O IPCA nacional acumulado em 2021 está em 3,22%. Já nos últimos 12 meses foi de 8,06%, um pouco abaixo da inflação de Sinop para o mesmo período. O resultado nacional aponta uma inflação acima da meta definida pelo Banco Central.

Na questão de logística, o transporte também é responsável pela elevação da inflação. O preço dos combustíveis e da energia refletem muito. Por mais que o valor dos combustíveis deu uma estabilizada, com a queda do dólar, o preço do gás de cozinha subiu. Com isso, toda uma cadeia por trás dele, acaba refletindo em aumento de preços.

“Estamos diante de uma crise hídrica e isso deve fazer com que o preço da energia vá subir neste período de estiagem, inflacionando a vida das pessoas”, explica Feliciano.

SINOP: Valor de aluguéis tem alta e gera aumento na inflação
((foto: ASSESSORIA)

(Por Julio Tabile/Comunicação CDL)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies