Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Petrobrás anuncia reajuste de 30% no preço do gás natural

O preço do gás terá um reajuste a partir do dia 1° de maio, segundo anuncio feito pela Petrobrás, nesta segunda-feira (05). Acesse e veja mais detalhes.

A Petrobras informou nesta segunda-feira (5) que vai elevar, a partir de 1º de maio, os preços de venda de gás natural para as distribuidoras. A alta será de 39% em R$/m3, com relação ao último trimestre. Medido em US$/MMBtu, o aumento será de 32%.

“A variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio”, afirma a Petrobras em nota.

Diferente dos preços de outros combustíveis, como gasolina, diesel e GLP, as atualizações dos preços do gás natural ocorrem a cada três meses. Segundo a estatal, o petróleo acumulou alta de 38% entre janeiro e março, meses que são referência para o atual reajuste.

A Petrobras ressalta que “o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”.

(Com Terra MT Digital)

ERRATA: Em primeiro momento veiculamos esta notícia com a imagem de gás de Cozinha dando entendimento que o reajuste, seria para tal produto. Mas na verdade, o gás citado em matéria é o Gás Natural, na qual existem diferenças com o comum armazenado em botijão. Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de informar as diferenças entre o Gás de Cozinha para o Natural. 

Saiba a diferença entre o Gás GLP (Cozinha), e Gás Natural.

O gás GLP é o famoso gás de cozinha armazenado no botijão de gás e composto pela mistura dos gases butano e propano. É uma substância mais pesada que o ar e quando misturado ao oxigênio tem a capacidade de formar uma mistura inflamável, que no contato com uma fonte de energia dá origem ao calor e a chama. Dependendo da intensidade é isso que causa explosões. O gás GLP não contém cheiro, por isso que é adicionado uma substância chamada mercaptano, por isso sentimos o cheiro quando ocorrem vazamentos.

O gás natural é oferecido de forma encanada e, assim como o petróleo, é resultado da degradação da matéria orgânica como fósseis de animais, por isso é conhecido também como combustível fóssil. Ele contém uma substância mais leve que o ar, por isso acaba sendo mais seguro que o GLP. Na sua composição encontramos principalmente o metano e etano, sua chama é inodoro e incolor, o que gera uma queima mais limpa, porém possuí uma chama mais instável.

Os dois tipos de gás são usados na preparação de alimentos no fogão e para aquecer a água do chuveiro, porém o gás natural é utilizado por diversos tipos de indústrias. Ambos estão sujeitos a acidentes e precisam de cuidados desde a sua instalação até o seu uso no dia a dia.

 

Leia também- Após Assediar Amigo, Homem De 56 Anos É Morto A Tiros

Acompanhe essa e outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies