Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Testes de Covid-19 voltam a ser realizados em laboratórios da UFMT

A UFMT passa atender as demandas dos hospitais regionais de Sinop e Sorriso, realizando o diagnóstico de 30 amostras por dia.

Os testes de covid-19, RT-PCR, voltaram a ser realizados nos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop. O Lacen havia suspendido a realização de testes de covid-19 nos laboratórios da UFMT, no dia 22 de maio, devido as limitações de estrutura e a grande demanda de amostras a serem diagnosticadas.

A retomada ocorreu no dia 26 de junho, atendendo dois grandes centros onde há um aumento significativo no número de casos, Sorriso e Sinop, através de seus hospitais regionais. Cada município tem 15 amostras diagnosticadas por dia, conforme a limitação do laboratório, devido aos insumos necessários.

Para que fosse retomada a realização de testes, foi necessária a recrutação de mais pessoas, que atuam como voluntários na causa. Em entrevista à 93 FM, a professora do curso de medicina veterinária da UFMT, Dr.ª Gisele Facholi, disse que o aumento de voluntários foi um fator positivo para que os testes voltassem a ser realizados.

“O aumento da equipe, então a gente conseguiu recrutar mais pessoas voluntárias para participar do projeto. Então hoje a gente tem na equipe cerca de 20 a 25 pessoas trabalhando no diagnósticos”, disse a professora.

Testes de Covid-19 voltam a ser realizados em laboratórios da UFMT
A UFMT preparou seus laboratórios para que os testes fossem realizados de uma maneira segura. (Foto: Kaliu Menezes / TV Cidade Verde)

Entre os voluntários que trabalham no diagnóstico da covid-19, estão professores, residentes do hospital veterinário, estudantes da pós graduação, alunos dos cursos de medicina e farmácia. De acordo com Dr.ª Gisele, atualmente a Universidade não consegue aumentar o número de testes realizados.

“A gente não consegue, atualmente, aumentar a nossa capacidade de fazer os testes, então esse é o nosso limite, até porque a gente faz tudo manual. A gente emite o laudo em 48 horas, e voltamos a fazer porque conseguimos alinhar a quantidade de testes que chega”, revelou Gisele.

Testes de Covid-19 voltam a ser realizados em laboratórios da UFMT
Pesquisadora, Dr.ª Gisele Facholi, professora do curso de Medicina Veterinária da UFMT, em Sinop. (Foto: Kaliu Menezes / TV Cidade Verde)

 

 

A suspensão

De acordo com a UFMT, a demanda encaminhada para a universidade extrapolou a capacidade de testagem diária.

“Isso acontece pois o espaço foi estruturado e equipado para uma demanda diária de 15 a 20 amostras, considerando os recursos humanos disponíveis para a realização de ensaios de biologia molecular, bem como os recursos financeiros obtidos por doação”, disse por meio de nota.

 

 

O Estado

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) assegura que o laboratório não foi descredenciado e continua habilitado para realizar exames da COVID-19. A SES disse ainda, por meio de nota, que o Lacen não recusou os trabalhos realizados gratuitamente pela UFMT de Sinop.

“Aquela unidade não realizará análises de Covid-19 para todos os municípios da região devido à sua produção diária reduzida e o tempo mais longo de liberação de resultados. Portanto, o laboratório da UFMT de Sinop voltará a enviar as amostras para o Lacen e ainda definirá um público específico para testagem, considerando a capacidade de atendimento”, complementa a nota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies