Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

UFMT de Sinop suspende realização dos testes de coronavírus

A UFMT disse que todas as amostras recebidas já foram analisadas e tiveram seus resultados lançados no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial

A Laboratório de Virologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, suspendeu a realização do diagnóstico da Covid-19. A suspensão ocorreu no dia 22 de maio, apenas 2 dias após o início do procedimento.

De acordo com a UFMT, a demanda encaminhada para a universidade extrapolou a capacidade de testagem diária. “Isso acontece pois o espaço foi estruturado e equipado para uma demanda diária de 15 a 20 amostras, considerando os recursos humanos disponíveis para a realização de ensaios de biologia molecular, bem como os recursos financeiros obtidos por doação”, disse por meio de nota.

Com isso, o Escritório Regional de Saúde de Sinop, em acordo com a equipe do Laboratório de Virologia, entendeu que a UFMT não poderia processar, em tempo hábil, a demanda da região.

Sobre as amostras recebidas nos 2 dias, a UFMT afirmou que todas já foram analisadas e tiveram seus resultados lançados no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL/LACEN.

Sobre os equipamentos adquiridos exatamente para esse procedimento, a UFMT disse que eles serão utilizados em ações voltadas à prevenção e controle da pandemia na população de Sinop e região, conforme decisão da UFMT e de seus parceiros, Sinop Energia e Rotary Clube de Sinop Teles Pires.

O que diz o estado

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) assegura que o laboratório  não foi descredenciado e continua habilitado para realizar exames da COVID-19.

A SES disse ainda, por meio de nota, que o Lacen não recusou os trabalhos realizados gratuitamente pela UFMT de Sinop. “Aquela unidade não realizará análises de Covid-19 para todos os municípios da região devido à sua produção diária reduzida e o tempo mais longo de liberação de resultados. Portanto, o laboratório da UFMT de Sinop voltará a enviar as amostras para o Lacen e ainda definirá um público específico para testagem, considerando a capacidade de atendimento”, complementa a nota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies