Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Comitê autoriza reabertura de feiras, igrejas e transporte em Sorriso

Não há nenhuma suspeita de covid-19 registrada ou casos confirmados no município.

Os dois casos suspeitos de Covid-19, que haviam no município de Sorriso, após resultado, foram descartados. Portanto, não há nenhum caso suspeito, tampouco confirmado no município. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Sorriso, Luiz Fábio Marchioro, que também é presidente do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.

“Nenhum caso suspeito no município de Sorriso. Os únicos dois casos que nós estávamos esperando o resultado do exame, ele saiu ontem a tardinha e nós então zeramos todo o material que nós coletamos de pacientes. Isso não quer dizer que não temos casos de coronavírus em Sorriso, porque nós não estamos fazendo teste em toda a população”, disse o Luiz Fábio.

No todo, são 12 casos descartados em Sorriso, nenhum caso em observação domiciliar ou confirmado. De acordo com informações, também não há nenhuma pessoa internada com a suspeita, no hospital regional ou em hospitais particulares da cidade. O município já tomou diversas iniciativas como medida de prevenção, inclusive o fechamento do comércio.

Após o novo Decreto do Governo do Estado, o Prefeito de Sorriso, Ari Lafin, optou pela reabertura do comércio, desde que sigam as recomendações básicas de higienização em seus estabelecimentos. O que continuou com restrição foram as feiras livres e também a realização de celebrações em igrejas, mas nesta manhã (9), teve outra decisão.

 

Igrejas

Já na manhã desta quinta-feira (9), foi deliberado pelo Comitê Integrado de Situação do Coronavírus, a reabertura das igrejas para celebrações e cultos em Sorriso. A reunião também decidiu autorizar a realização das feiras, como não há casos confirmados, nem suspeitos na cidade, foi tomada a decisão pelos membros do comitê.

“A respeito do pedido do Conselho Evangélico de Sorriso. Os pastores estiveram aqui solicitando a possibilidade de realizar cultos, com diminuição de pessoas, algumas tarefas… diminuindo em 70% a sua capacidade. Para que eles pudessem levar uma mensagem principalmente aos seus fiéis, às pessoas que estão lhes procurando e também ao assistencialismo social que é feito por essas igrejas”, disse o presidente do comitê, Luiz Fábio Marchioro.

Comitê autoriza reabertura de feiras, igrejas e transporte em Sorriso
Luiz Fábio Marchioro, secretário de Saúde do município de Sorriso. (Foto: Reprodução)

Também foi proposto, pelo próprio conselho Evangélico, que os próprios pastores realizem as fiscalizações, no sentido de seguir todas as orientações de higiene para prevenir uma contaminação em massa da população. As celebrações de cultos deverão contar com uma capacidade de pessoas reduzida, não podendo passar de 30% de público.

A Igreja Católica optou por não voltar as suas atividades ao público, como a realização de eventos, retiros, celebrações de missas ou cultos. De acordo com o Padre Valdir Koch, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Sorriso, a Igreja segue uma orientação maior de seus próprios dirigentes espirituais e administrativos.

“Nós, enquanto Igreja Católica Apostólica Romana, continuamos fiéis aquilo que o Papa Francisco, também a CNBB, o que o nosso Bispo Diocesano Dom Canísio Klaus nos orientou. Então até o próximo domingo de páscoa, nossas celebrações serão com o mínimo possível de pessoas, nós vamos continuar com essa decisão, sabemos que é muito difícil ficar sem a comunhão sacramental, mas lembramos que semana santa é sacrifício, é doação, é fazer a vontade de Deus”, disse o Pároco.

 

Transporte Coletivo

Comitê autoriza reabertura de feiras, igrejas e transporte em Sorriso
Ônibus de transporte coletivo em Sorriso. (Foto: Divulgação)

Além da liberação para a realização de cultos, foi autorizado a circulação de ônibus de transporte coletivo no município. O que foi repassado à imprensa, pela assessoria de comunicação da prefeitura de Sorriso, é que os ônibus deverão voltar a circular na próxima segunda-feira (12), após a devida higienização dos veículos de transporte.

De acordo com o que consta no site da prefeitura, os passageiros deverão estar todos sentados, para que seja possível a circulação dos ônibus. Todas as recomendações da saúde e das autoridades competentes deverão ser seguidas, a risco, conforme a entrevista coletiva da manhã desta quinta-feira (9).

 

Feiras

Comitê autoriza reabertura de feiras, igrejas e transporte coletivo em Sorriso
Imagem ilustrativa de pessoas comprando na feira. (Foto: Reprodução)

De acordo com o vice-prefeito de Sorriso, Professor Gérson Bícego, são mais de 300 famílias que dependem do da agricultura familiar e sustentam sua família através da renda obtida na realização das feiras. Para Bícego, é necessário evitar a permanência de pessoas e clientes no local, para não causar aglomeração.

“Há um acordo entre os feirantes, para que se evite a permanência no local de crianças, adultos, e de pessoas em geral. O que nós mais estamos preocupados é que sábado é uma data especial, sábado de aleluia e domingo nos temos páscoa. Mas não é um momento das pessoas saírem do isolamento. É um momento em que as pessoas vão na feira, adquiram seus produtos e voltem diretamente para casa”, disse o vice-prefeito.

Comitê autoriza reabertura de feiras, igrejas e transporte em Sorriso
Professor Gérson Bícego (MDB), vice-prefeito de Sorriso. (Foto: Divulgação / Prefeitura)

A recomendação é que todos os feirantes utilizem equipamentos de proteção individual, assim como o álcool em gel, para higienização das mãos. Haverá nas feiras locais, um distanciamento com cerca de 20 metros, para se evitar a aglomeração de pessoas. Cada dia de feira, terão apenas 50% dos feirantes, e no outro dia, os outros que somam 50%.

Pelo espaço que haverá na rua, será permitido a passagem de carros, com velocidade reduzida, que poderão comprar seus produtos diretamente de dentro do carro, como uma espécie de ‘Drive Thru’. Essa prática, geralmente, permite aos consumidores, comprar produtos sem sair de seus veículos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies