Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Alimentação Saudável Infantil Pode Ser Incentivada com Atividades na Cozinha

Como Brincadeiras na Cozinha Podem Auxiliar na Alimentação dos Pequenos

Manter uma alimentação saudável para as crianças é um dos maiores desafios enfrentados pelos pais nos dias de hoje.

Com a popularização dos fast-foods, uma enorme variedade de alimentos doces, com alto teor de gordura e outros com grande quantidade de sódio, fazer com que os pequenos se alimentem de forma saudável torna-se uma tarefa realmente desafiadora.

Isso porque os alimentos industrializados são feitos para atrair nosso paladar, seja através do aroma, sabor ou praticidade.

Mas o consumo de alimentos industrializados, ricos em açucares, gordura e sódio, pode trazer muitos malefícios à saúde dos pequenos.

Por isso, é fundamental que os pais incentivem e cultivem uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida das crianças.

Mas nem sempre é uma tarefa assim tão simples fazer com que os pequenos se alimentem de forma saudável. E com isso surge uma questão: O que eu posso fazer para que meu filho se alimente de forma adequada?

Alimentação Saudável

A alimentação infantil é algo que é construída gradativamente. Aos poucos a criança vai acostumando seu paladar com os alimentos que lhe são oferecidos.

Vamos supor que em um dia você ofereceu cenoura cozida para o seu pequeno e ele não gostou, ou se recusou a comer.

Você não deve associar de imediato que ele não gosta de cenoura. Mesmo que seu filho tenha se recusado ou não gostado de comer a cenoura em um primeiro momento, experimente oferecê-la de uma forma diferente.

Se a criança não apreciou a cenoura cozida, você pode experimentar fazer ela ralada ou misturada ao arroz.

Alimentação saudável

Tente não fazer com que seu filho associe a ideia de que ele ‘não gosta de cenoura’. Pois isso tende a dificultar o processo de aceitação da criança em relação ao alimento.

Como mencionado acima, tente abordagens diferentes, espere alguns dias e ofereça de novo, para que aos poucos seu pequeno passe a apreciar o alimento.

O mesmo é válido para todos os tipos de alimentos que as crianças tendem a não apreciar ou recusar em um primeiro momento.

Atividades na cozinha

Alimentação saudável

Uma das formas de incentivar uma alimentação saudável na infância é a realização de brincadeiras e atividades na cozinha.

Mas vale ressaltar que toda as atividades e brincadeiras na cozinha devem ser monitoradas por um adulto. As crianças não devem mexer com utensílios pontiagudos, cortantes ou com o fogo, essas partes devem ficar exclusivamente com os adultos.

Vamos continuar com o exemplo da cenoura. Você tentou de tudo e seu pequeno ainda se recusa a comer a cenoura.

Que tal chama-lo para fazer um bolo de cenoura?

Clique aqui e aprenda a preparar uma receita de bolo de cenoura.

Faça com que a criança participe de todo o processo de preparação do bolo. E sempre incentive uma visão positiva sobre a cenoura.

Durante o preparo da receita você pode dizer, “Olha como a cor da cenoura é bonita”, “Eu adoro comer cenoura, “Cenoura é muito bom não é filho? ”

Pequenos comentários como esses tendem a ajudar os pequenos a assimilarem uma visão positiva sobre o alimento, despertando até mesmo o interesse de provar e dar uma segunda chance para aquele alimento que antes foi recusado.

O tempo de espera para que o bolo fique pronto, pode ajudar também no interesse da criança pelo alimento, que irá ficar curiosa para saber o resultado de tudo aquilo que foi feito.

Esse é apenas um exemplo simples. Mas a ideia serve para todos os tipos de alimentos.

Sempre que possível, faça com que seu pequeno interaja no modo de preparo das receitas do seu dia a dia.

Que podem ser desde uma simples salada, até o preparo de sobremesas e receitas salgadas.

O mais importante é que a criança esteja em contato com os alimentos, aprendendo a apreciar cada um deles.

Lembrando a criança precisa sempre estar acompanhada de um adulto enquanto estiver na cozinha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies