Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Operação contra extração de ouro é realizada no nortão

Mandados de busca e apreensão, além de sequestro de aeronaves são cumpridos em Colíder, Alta Floresta, Colniza, Apiacás e Cuiabá, durante a operação “Céu Dourado”, que foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (23), para combater a extração e a venda ilegal de ouro por empresas ligadas ao comércio e exportação de minério.

De acordo com a investigação, iniciada a partir da apreensão de 110 quilos de ouro avaliada em mais de 20 milhões de reais, ocorrida em 10 de junho deste ano no aeroporto de Goiânia, foram detectados indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas com o intuito de acobertarem a origem ilegal do ouro.

Apurou-se também que uma das prováveis minas, de onde teria sido extraído parte do ouro apreendido, não estava em funcionamento, o que corrobora a tese de que o ouro é de origem ilegal e está sendo esquentado pelos investigados através de empresas de fachada.

Ficou constatado que apesar de uma das empresas envolvidas atuar na exportação de ouro para a Europa, não há registro de comércio exterior em seu nome. Estão em apuração os crimes de usurpação de matéria prima da União, crime ambiental e falsidade ideológica.

Cerca de 100 Policiais Federais estão dando cumprimento a 26 mandados judiciais, sendo 24 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de sequestro de aeronaves, nos Estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo, todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Goiânia. (Com assessoria)

Operação Ouro
Apreensão realizada em Cuiabá – Foto: Divulgação Polícia Federal
Operação Ouro
Apreensão realizada em Cuiabá – Foto: Divulgação Polícia Federal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies