Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Meio Ambiente: Veja os Efeitos dos Avanços Tecnológicos em Nosso Ecossistema

Veja Efeitos da Ação Humana em Nosso Ecossistema

Nos dias de hoje as questões ambientais e o impacto gerado pelas ações humanas são temas que geram inúmeros debates. No entanto, apesar dos efeitos dos avanços tecnológicos no meio ambiente, nem sempre há o desenvolvimento de medidas capazes de reduzir esses impactos.

A cada dia torna-se mais urgente e imprescindível encontrarmos formas de amenizar os danos provocados na natureza através de exploração humana.

O Brasil é um país com uma imensa diversidade de plantas e animais, porém devido a ação excessiva do homem, os problemas ambientais tornam-se cada vez mais evidentes.

Para que você possa ter uma ideia do impacto ambiental provocado pela ação humana, vamos analisar a quantidade de lixo produzida diariamente na cidade de São Paulo. O município de São Paulo possui aproximadamente 11 milhões de moradores, que geram todos os dias 15 mil toneladas de lixo.

Expanda essa escala a nível nacional e podemos notar o quanto a ação do homem diariamente afeta a natureza.

Destacando ainda que nem sempre o descarte de lixo é realizado de forma adequada, sendo imensamente comum encontrar resíduos em bueiros, rios, lagos, ruas, avenidas e no meio ambiente.

O lixo descartado inadequadamente afeta diretamente o nosso ecossistema, gerando sérios problemas ambientais e afetando diretamente a vida dos animais, que comumente são prejudicados por conta da presença inadequada de lixo na natureza.

Atualmente o descarte inadequado de lixo tem provocado a morte de milhares de animais marinhos todos os anos, demonstrando a evidente necessidade de adotarmos medidas capazes de reduzir o impacto da produção diária de lixo em nosso ecossistema.

Meio Ambiente

Meio ambiente

Em relação ao meio ambiente, a poluição atmosférica é uma das mais prejudiciais a natureza, juntamente com a poluição hídrica. A poluição atmosférica basicamente é a emissão de gases poluentes no ar.

Atualmente a poluição existente nas grandes cidades é o resultado principalmente da queima de combustíveis fosseis.

A grande problemática da situação está na enorme quantia de monóxido de carbono e também dióxido de carbono lançadas diariamente na atmosfera. Apesar do enorme impacto ambiental provocado pela emissão excessiva desses dois gases, também é importante saber que o carvão mineral e os derivados do petróleo são indispensáveis para os setores industriais.

Dessa forma, a redução e utilização correta desses recursos é extremamente complicada, tendo em vista que essa ação teria um enorme efeito econômico e social.

Com o avanço da ciência, inúmeras medidas foram desenvolvidas com o intuito de minimizar os efeitos da ação humana no meio ambiente. No entanto, por afetar diretamente o cenário econômico envolvido a esses setores, como o de produção de combustíveis e o de geração de energia elétrica, tais medidas não são aplicadas.

Pois muitas vezes o desenvolvimento de tecnologias capazes de amenizar esses efeitos traria grandes mudanças econômicas, o que comumente acaba sendo um empecilho no desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis.

Devemos refletir sobre até que ponto a natureza deve padecer em prol do conforto dos seres humanos.

Hoje em dia, vivemos constantemente conectados, onde muitas vezes deixamos de olhar o mundo ao nosso redor, e o quanto a natureza tem sido afetada por conta dos avanços tecnológicos. Mas existem medidas diárias que cada um de nós pode praticar para a redução dos impactos ambientais em decorrer dos avanços tecnológicos, são eles:

  • Não descarte pilhas e baterias de forma inadequada, elas são imensamente prejudiciais ao meio ambiente.
  • Não descarte o óleo na pia, pois o óleo contamina o solo e a água.
  • Descarte o lixo de forma adequada, separando-os adequadamente para a coleta seletiva.
  • Quando possível, faça trajetos a pé, pois essa é uma medida que reduz a emissão de gases poluentes em nossa atmosfera.

Todos nós somos parte essencial na reconstrução de nosso ecossistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies