Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Seduc é contra pedido do MEC e não autoriza gravação de crianças cantando hino em escolas de MT

Mesmo sem ser comunicada oficialmente sobre o pedido do Ministério da Educação para que nas escolas, fosse realizada a leitura de uma carta do ministro, Ricardo Vélez Rodríguez, seguida da execução do Hino Nacional, e também a gravação de um vídeo mostrando as crianças durante esse ato, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), se manifestou contra e disse que não vai atender essa solicitação.

Além de se mostrar contrária, a Seduc afirmou que não irá permitir a gravação de vídeos com alunos no ambiente escolar, tampouco a leitura de cartas que pregam ideologia político-partidárias.

Em nota, a Seduc informou que, tal ação deveria ser discutida com a comunidade escolar antes de ser adotada, pois a forma com que está sendo imposta vai contra os princípios da democracia e desrespeita a autonomia das escolas. “Ao invés de fazer pactos político-partidários, é importante que se faça pactos pela melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado”, diz trecho.

De acordo com a secretaria, as escolas já trabalham, dentro do projeto político pedagógico, questões relacionadas à ética, cidadania e ao civismo, que inclui cantar o hino nacional como uma prática da rotina escolar, principalmente no início do ano letivo, durante a acolhida aos alunos, mas isso é feito de forma espontânea e sem imposição alguma.

O MEC enviou um comunicado para diretores de escolas de todo o país pedindo que os alunos cantassem o hino nacional e escutassem a leitura de uma carta do ministro, que se encerra com o slogan da campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PSL): “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos, porém, nessa segunda-feira (25), ressaltou que o comunicado enviado às escolas apresenta um “pedido de cumprimento voluntário”.

Leia o comunicado:
“Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies