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Observando as tendências: Como Criar uma persona

As personas são fundamentais nos dias de hoje e seguem como fator decisivo para o sucesso ou fracasso da sua estratégia de marketing.

A persona basicamente é a caracterização fictícia do perfil dos clientes que compram em sua empresa. Ela é definida após uma detalhada análise do comportamento e dados demográficos das pessoas que frequentemente visitam a sua empresa.

A persona é indispensável na hora de criar a estratégia de marketing ideal para o seu negócio, pois ela direciona e desperta a atenção do seu público-alvo. Mas embora a persona seja utilizada para atrair o seu público-alvo, as definições de ambos os termos são diferentes.

Isso porque quando você define o seu público-alvo, descreve conceitos gerais sobre os seus clientes. Já a persona é a criação de um personagem fictício, com nome, sexo, idade e profissão extremamente definidos.

Alguns dos fatores que compõem a definição da persona da sua empresa são:

  • Interesses pessoais;
  • Classe social;
  • Faixa etária;
  • Desejos;
  • Comportamento;
  • Perfil profissional.

Entender o seu público alvo e quais são suas necessidades é indispensável para uma boa gestão de vendas.

A segmentação de clientes pode ser realizada a partir das seguintes características:

  • Segmentação Comportamental
  • Segmentação Demográfica
  • Segmentação Social
  • Segmentação Econômica
  • Segmentação Psicológica

Para analisar seu público e suas necessidades você deve ter em mente apenas as segmentações cabíveis em seu ramo de negócio.

Para isso, definir o seu nicho de mercado é de extrema importância, tendo em vista que ela definirá quais características do seu cliente devem ser analisadas.

Quando o seu produto for direcionado para o público correto, sua gestão de vendas funcionará mais precisamente.

E consequentemente o lucro da sua empresa irá aumentar.

Pois você passará a vender seus produtos ou serviços para clientes que realmente estejam interessados.

Alguns dos nichos de mercado são:

  • Crianças
  • Adolescentes
  • Geeks e Nerds
  • Donas de Casa
  • Noivos
  • Amantes de aventura
  • Animais de estimações
  • Empresários

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