Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

11 vereadores de Sinop trocam de partido; veja em qual está cada um

A Janela Partidária é o período que a Justiça Eleitoral concede ao vereador que pretende ser candidato nas eleições municipais, a oportunidade de trocar de partido sem risco de perder o mandato eletivo.

A Janela Partidária, que é período que o parlamentar, no caso o vereador, tem para  mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo, terminou na sexta-feira passada, dia 3 de abril.

A desfiliação partidária está prevista na Lei da Reforma Eleitoral nº 13.165/2015, também na Lei dos Partidos Políticos nº 9.096/1995 e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.606/2019 que trata do Calendário Eleitoral deste ano.

A data limite para troca sem prejuízo, segundo as legislações, deve ser exatamente seis meses antes do pleito. Este ano a eleição está agendada para 04 de outubro.

Além disso, os pretensos candidatos devem estar filiados nos partidos em que pretendem concorrer, até o dia 04 de abril, quando cada partido deverá registrar a relação dos filiados junto à Justiça Eleitoral.

Em Sinop, dos 15 vereadores, 11 trocaram de sigla. Com essa alteração, a câmara passa a ter oito partidos. Entretanto duas siglas deixaram de ter representatividade, sendo o Partido Progressista (PP) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) que tinham uma cadeira cada.

Em contrapartida cinco siglas passaram a integrar a legislatura, sendo o Partido Republicano Brasileiro (PRB), Democratas (DEM), Partido Social Liberal (PSL), Podemos (Pode) e o Patriota.

Atualmente a Câmara Municipal de Sinop está assim integrada: PRB – 04 cadeiras; Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) – 03 vagas; DEM – 02 vagas;  PSL – 01 vereador, Patriota – 01 parlamentar; Podemos (Pode) 01 cadeira; Partido Liberal (PL) – 01 cadeira e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com 01 vereadora.

Veja em qual partido cada vereador está após a janela partidária:

Remídio Kuntz (antigo PL) integra o PRB

Leonardo Visera (antigo PP) integra o PATRIOTA

Lindomar Guida (antigo MDB) integra o PRB

Luciano Chitolina (antigo PSDB) integra o DEM

Tony Lennon (antigo MDB) integra o PODE

Ademir Debortoli (antigo MDB) integra o PRB

Maria José da Saúde permanece no MDB

Billy Dal’Bosco (antigo PL) integra o DEM

Hedvaldo Costa (antigo PL) integra o PRB

Joacir Testa (antigo PDT) integra o PSDB

Adenilson Rocha permanece no PSDB

Ícaro Severo (antigo PSDB) integra o PSL

Dilmair Callegaro permanece no PSDB

Profª Branca permanece no PL

Joaninha (antigo MDB) integra o PL

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies