Após 2 anos, Unidade da Covid Primaveras encerra atividades nesta sexta (29)

A medida adotada pela Secretaria de Saúde de Sinop, leva em consideração a redução significativa de casos moderados e graves da doença. Confira!!!

Referência para atendimentos à população com sintomas gripais desde meados de 2020, a Unidade Covid Primaveras encerrará os trabalhos nesta sexta-feira (29), às 19h. A medida adotada pela Secretaria de Saúde de Sinop leva em consideração a redução significativa de casos moderados e graves da doença que deixou o mundo em estado de pandemia, o avanço no processo de vacinação e, também, o fim do estado de emergência em saúde pública de importância nacional decretado, pelo Governo Federal, no último dia 22 de abril de 2022.

“A partir da data, o munícipe que apresentar sintomas gripais poderá procurar a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro onde mora”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.  As unidades de saúde atendem de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Outra mudança também será na Ala Covid, montada ano passado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O local, que já chegou a comportar 40 leitos para os pacientes com Covid-19, recentemente estava com 14 (sendo 04 de estabilização e 10 para enfermaria), passará a ficar apenas com um leito de estabilização para a doença.  Dados do boletim epidemiológico do município apontam que em abril, por exemplo, não houve internações na Ala Covid.

COVID-19 EM SINOP

Dados do boletim epidemiológico de Sinop apontam que, desde o início da pandemia até quarta-feira (27), foram 33,7 mil casos confirmados da doença. Destes, 33,2 mil estão recuperados, mas, 490 pessoas não resistiram e morreram em consequência da Covid-19.  O último óbito ocorreu foi registrado 06 de abril.

VACINAÇÃO COVID-19
O público apto para receber a vacinação em Sinop, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, é de 143,5 mil pessoas, incluindo as crianças com 5 anos ou mais. Até o momento, 256 mil doses (quando avaliadas todas as etapas) foram aplicadas na cidade. Foram 122,8 mil doses em primeira aplicação (85,8% do público vacinável), 105,7 mil doses em 2ª ou aplicação única (73,6% da população estimada). Receberam a terceira dose 27,7 mil pessoas com 18 anos ou mais.

(Com assessoria)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Encerra atividadesSecretaria de SaúdeUnidade Covid Primaveras