Tira-Dúvidas: Tomar Remédio Com Leite Corta o Efeito do Medicamento?

Entenda as Questões Que Envolvem o Consumo de Remédio Com Leite

O leite é um alimento que comumente desperta muitas dúvidas em relação ao seu consumo. Assim, no Tira-Dúvidas de hoje traremos a você uma questão importante no que diz respeito ao consumo de leite: Tomar remédio com leite corta o efeito do medicamento?

Em outras ocasiões abordamos o mito a respeito da ingestão de leite com manga e discorremos também sobre as questões que evidenciam se o leite é um alimento realmente benéfico à nossa saúde.

Dessa forma, hoje evidenciamos os principais fatores que envolvem o consumo de remédio com leite, e se este realmente é capaz de cortar o efeito do medicamento.

O consumo de remédio deve ser realizado de forma totalmente responsável, e sempre através de uma orientação médica, pois o uso inadequado de medicamentos não é recomendado e pode acarretar sérios problemas de saúde.

Tomar remédio com leite realmente corta o efeito do medicamento?

Realmente o leite pode afetar o efeito do remédio em nosso organismo, em especial de medicamentos específicos para tireoide, antibióticos e também suplementos de ferro, e este fato se deve ao elevado índice de cálcio presente no leite.

O cálcio realiza ligações com algumas das substâncias presentes nesses medicamentos, afetando diretamente a forma como o remédio é absorvido em nosso estômago, dificultando a sua absorção.

O efeito do leite sobre o medicamento ingerido é mais elevado se ele for consumido no período de duas horas antes ou depois da ingestão do remédio.

No entanto, é cabível destacar que ingerir medicamentos com leite não é prejudicial à nossa saúde, o leite somente é capaz de reduzir o efeito esperado do remédio, diminuindo a sua eficácia.

Quando ingerimos um remédio com leite, há uma diminuição da quantidade de medicamente disponível em nosso sangue, reduzindo, dessa maneira, o efeito esperado do medicamento, afetando a sua eficácia.

Como evitar que o leite reduza o efeito do medicamento

Para evitar que a eficácia do remédio seja reduzida devido ao consumo com leite, o mais indicado é perguntar ao seu médico se o medicamento pode ser afetado pela ingestão de leite. Como um profissional especializado, o médico estará apto a lhe informar se o medicamento no qual você precisa ingerir pode ser afetado devido ao consumo de leite.

A bula do medicamento também pode conter informações importantes em relação ao seu consumo, e em alguns casos, pode conter especificações sobre a ingestão do remédio com leite, e se o seu efeito do medicamento pode ser afetado devido ao consumo de leite.

Qual a forma mais adequada de ingerir um medicamento?

Especialistas recomendam que os medicamentos devam ser ingeridos com água, pois esta não é capaz de alterar o seu efeito em nosso organismo.

Em relação ao consumo de remédios, ainda é recomendado evitar consumi-los com chás, sucos, refrigerantes e café, pois tais bebidas podem reduzir ou potencializar o efeito do medicamento, podendo, dessa forma, afetar a nossa saúde e bem-estar.

A ingestão de medicamentos é um assunto muito sério, no qual devemos sempre agir de forma responsável em relação ao seu consumo com o intuito de assegurar a nossa saúde e bem-estar.

Assim, dê preferência à água ao ingerir um medicamento, pois este é o líquido mais recomento por especialistas quando o assunto é a ingestão adequada de remédio. Questões como esta são essenciais em nosso dia a dia com o intuito de evitarmos a redução da eficácia de um determinado medicamento devido ao consumo com leite.

O leite é um alimento imensamente saudável e benéfico à nossa saúde, no entanto, deve ser evitado consumir remédios com leite com intuito de assegurar a eficácia do medicamento em nosso organismo.

remédio com leitetira-dúvidas