Socioeducativo de Sinop será fechado e menores transferidos; entenda

O Centro Socioeducativo de Sinop será fechado, por pelo menos 1 ano, a partir do dia 31 de dezembro. A informação é de que um novo prédio será construído no bairro Alto do Glória e que no dia 10 de dezembro de 2020 o novo Centro estará pronto e terá uma capacidade para 60 vagas.

A superintendente substituta de Administração Socioeducativa do Estado, Anna Márcia Barbosa Cunha, esteve em Sinop nessa segunda-feira (9) e informou o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Sinop e União das Entidades de Sinop (Unesin).

O promotor de justiça da Vara Especializada da Infância e Juventude, Nilton César Padovan, disse que atualmente 12 adolescentes estão reclusos no socioeducativo sinopense e eles serão transferidos para a unidade de Lucas do Rio Verde. “Mais isso lógico, se trata de palavra, nós não temos nenhum compromisso firmado nesse sentido. Mas segundo a secretária adjunta, disse a mim por telefone, é que as 12 vagas que hoje estão aqui em Sinop continuarão a ser destinadas para Sinop, só que em Lucas do Rio Verde”.

A unidade de Lucas comporta 15 adolescentes, contudo esse número desse ser aumentado para 31.

O promotor assegurou que o Estado irá “ceder” os funcionários que trabalham em Sinop para que sejam transferidos a Lucas do Rio Verde. Para que isso ocorra é necessário que a estrutura de lá seja melhorada. “Segundo a secretária, ela me disse que lá tem estrutura pra isso, falta apenas alguns detalhes que a prefeitura se disponibilizou a fazer, e a prefeitura assim o fará, e portanto com esses detalhes que serão feitos estruturais pela prefeitura e com os servidores de Sinop que passarão a atuar lá, lá comportará 31 vagas”, complementa Padovan.

O Estado assinou termos que garantem a construção de novos centros socioeducativos, com estrutura especializada para tal atendimento. Um deles será em Sinop com a previsão de estar pronto no dia 10 de dezembro do ano que vem, como mencionado no início da matéria. “Se vai estar, ou não? Não sabemos, só o tempo nos dirá”, afirma o promotor.

As obras ainda não iniciaram, mas segundo a promotoria, o dinheiro para tal obra está bloqueado pela Justiça, exatamente para esta finalidade e que o contrato para a construção foi assinado em novembro. Nilton Padovan disse em coletiva na manhã desta terça-feira (10), que seria necessário aproximadamente 30 vagas para suprir a demanda. “Acho que seria bem razoável pra Sinop”.

 

Fechamento

Alguns fatores são apontados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre eles a estrutura, que de acordo o o promotor é a pior de Mato Grosso. Outro fator analisado foi que a unidade de Lucas do Rio Verde tem essa estrutura que é necessária para a internação dos adolescentes.

adolescentesFechadoMenoressinopSocioeducativo
Comentários (0)
Fazer Comentário