Sobe para 11 os casos de Coronavírus em Sinop; Mato Grosso tem 95 atualmente

Em Mato Grosso já foram registradas 2 mortes sendo uma em lucas do Rio Verde e outra em Cáceres

Subiu para 11 os casos confirmados de Coronavírus em Sinop, conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na tarde desta quinta-feira (9). Até ontem, dia 8, eram seis casos confirmados.

A Secretaria Municipal de Saúde em Sinop divulgou a lista com as idades dos pacientes. Veja:

01 adolescente (sexo feminino) de 16 anos encontra-se em isolamento domiciliar;
01 homem de 32 anos encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 35 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 37 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 39 anos encontra-se em isolamento domiciliar;
01 homem de 41 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 42 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 homem de 45 anos: permanece internado em leito de UTI;
01 homem de 47 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 63 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 64 anos: encontra-se em isolamento domiciliar.

A secretaria informou que nas últimas 24 horas, 20 novos exames negativaram para coronavírus. Desde o dia 16 de março, das 103 amostras enviadas ao Lacen, em Cuiabá, 60 apresentaram resultado negativo, ou seja, 32 pacientes seguem aguardando resultado dos exames.

Já a SES confirmou a 2ª morte ocasionada pela doença. O óbito ocorreu em Cáceres na noite dessa quarta-feira (8). A primeira aconteceu em Lucas do Rio Verde na madrugada do dia 3 de abril.

Ainda conforme a SES, atualmente há 95 casos de Coronavírus em Mato Grosso. 81 estão em isolamento domiciliar e 14 estão hospitalizados – sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em enfermarias.

Dentre o número de casos no Estado, 60% é do sexo feminino e 40% masculino; sendo que 59 pacientes têm faixa etária entre 36 a 55 anos.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada pela SES.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (58), Sinop (11), Rondonópolis (11), Várzea Grande (6), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (2), Cáceres (2), União do Sul (1), Primavera do Leste (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Aripuanã (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (3).

De acordo com o Boletim Informativo, os três casos que constam como de outros estados foram notificados pelas Secretarias Municipais de Rondonópolis (1), Chapada dos Guimarães (1) e Pontes e Lacerda (1).

Cenário nacional

Nesta quinta-feira (09), o Governo Federal confirmou 17.857 casos de Covid-19 no Brasil e 941 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 800 mortes e 15.927 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

CasosconfirmadosDadosMato GrossoSESsinop
Comentários (0)
Fazer Comentário