Sinop passa a ter dois Conselhos Tutelares em único prédio

Com a inauguração, Sinop passa a ter dois Conselhos Tutelares em um prédio próprio. Ao todo, são 10 conselheiros.

O prédio onde estão localizados os dois Conselhos Tutelares em Sinop, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (12), pela prefeita Rosana Martinelli. Recentemente, o município passou a ter duas equipes de conselheiros, devido ao número de habitantes na cidade. Cada unidade poderá trabalhar em um único prédio.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a cada 100 mil habitantes, o município deve implantar um novo Conselho Tutelar. Ao todo, serão 10 salas de atendimento, para os conselheiros, em uma área com cerca de 280 m². Todo o prédio é novo e, segundo a prefeita, isso é prioridade em sua gestão.

“Desde o início, nós baixamos 25% de todos os contratos de aluguel. Nós conseguimos isso priorizando e melhorando os prédios próprios. Eram cinco e agora são 10 conselheiros aptos e capacitados, de fazerem o seu trabalho, cuidando das nossas crianças do município”, enfatizou a prefeita Rosana Martinelli.

Para a manutenção das duas unidades, está previsto um valor a cerca de R$ 1 milhão por ano, entre gastos administrativos e folha de pagamento. De acordo com a secretária de Assistência Social de Sinop, Josi Palmasola, ter a sede própria dará identidade e dignidade aos dois Conselhos Tutelares.

“Nós temos a sede própria, o que significa que os dois conselhos tutelares têm endereço, identidade e dignidade. Hoje nós temos duas pessoas na recepção, um guarda, motoristas diurno e noturno, e temos dez conselheiros”, destacou Palmasola.

Em função da pandemia, a equipe psicossocial está afastada, mas segundo a secretária, em breve deve retornar o atendimento junto às unidades do Conselho Tutelar de Sinop. Até então, o município tinha cinco conselheiros em uma única unidade, onde atenderam 2.903 ocorrências, apenas no ano passado.

Já para este ano, no primeiro semestre, foram registrados 1.551 atendimentos pelo Conselho Tutelar. A coordenadora Angelica Gaspari, aponta que com a questão da pandemia, não estão recebendo os dados de evasão escolar, que também é acompanhada e entrou nos dados do ano passado.

“Saíram os dados das escolas, mas os casos de abuso sexual, maus tratos, abandono de incapaz e negligência aumentaram na pandemia”, pontua a coordenadora Angélica.

O atendimento do Conselho Tutelar é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos horários de almoço, finais de semana e feriados, o atendimento é feito por um conselheiro plantonista. Plantão: (66) 9 9984-8156. (93 FM com informações de Débora Lobo / Ascom)

Conselho TutelarConselhos TutelaresprédiosinopSocial
Comentários (0)
Fazer Comentário