Novos conselheiros tomam posse e 2º Conselho tutelar é criado em Sinop

O 1ª Região vai atender as demandas dos Cras Palmeiras e Boa Esperança. O segundo atende os Cras Menino Jesus e Paulista.

Tomaram posse, nesta segunda-feira, 1º de junho, os cinco novos conselheiros tutelares escolhidos através do voto direto no dia 6 de outubro do ano passado (2019) em pleito organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Apesar dos dois conselhos ficarem nos mesmo prédio, já foi feita uma divisão dos atendimentos. O 1ª Região vai atender as demandas dos Cras Palmeiras e Boa Esperança. O segundo atende os Cras Menino Jesus e Paulista.

A segunda unidade do Conselho Tutelar foi criada com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prevê que a cada 100 mil habitantes, o município deve implantar um novo Conselho Tutelar.  Sinop, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tem 142. 996 mil habitantes e um Conselho Tutelar com 5 conselheiros.

A nova sede do Conselho Tutelar fica na Avenida das Itaúbas, esquina com a Tarumãs. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos horários de almoço, finais de semana e feriados, o atendimento é feito por um conselheiro plantonista.

Presente na solenidade, o vice-prefeito Gilson de Oliveira reconheceu a importância do Conselho e destacou que a prefeita Rosana Martinelli não mediu esforços para que o segundo conselho fosse criado. “Não tenho dúvida que os novos conselheiros serão brilhantes em suas ações em prol as nossas crianças e adolescentes”.

Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gabriela de Jesus ressaltou todo o processo de escolha e capacitação dos novos conselheiros. “Nós trabalhamos durante um ano nessa eleição, empossamos o primeiro conselho em janeiro (Região I). Hoje, estamos empossando os da Região 2. Graças a Deus e à prefeita Rosana, hoje, a população está sendo agraciada com um segundo conselho”.

Além da eleição direta, os novos conselheiros foram submetidos a provas psicológicas, objetivas e capacitações. Ana Carolina Cordeiro, uma das empossadas, sabe a responsabilidade do cargo. “Estou preparada para essa nova missão e ajudar nossa comunidade. Com a ajuda de todos queremos prestar um ótimo trabalho, já que garantir o direito da criança e do adolescente também é papel da sociedade, órgãos judiciários, a polícia”.

A secretária de Assistência Social, Josi Palmasola, pontuou que, a partir de agora, os conselheiros vão atender em prédio próprio. “A prefeita Rosana não mediu esforços para melhorar as condições de trabalho dos conselheiros. Exemplo disso é novo prédio próprio eu vai abrigar os dois conselho juntos, agilizando os atendimentos”.

Empossados Região 2

– Allison Simioni
– Ana Carolina de Souza Cordeiro
– David Antônio Rodrigues de Sales
– Margareth Dürks
– Roseli Maria Muller Karsburg
No dia 10 de janeiro já haviam sido empossados outros cinco conselheiros que atuarão na Região I
– Ingrid Costa Cruz Trento
– Maixon Dione Lemos
– Maria Angélica Cavalcante
– Fabiano da Silva Santos Junior
– Arilice Maria da Cruz
2º ConselhoConselheirosConselho TutelarPossesinop