Secretário de Saúde fala sobre ‘xepa’ da vacina em Sinop

O método de "xepa" da vacina passou a ser adotado no município de Sinop. Em entrevista para a 93FM, Valério Gobatto explica em detalhes de como funcionará; confira.

A Secretaria de Saúde de Sinop, passou a adotar o método de “xepa da vacina”, após o expediente de imunização contra a Covid-19. O sistema já passou a valer no município, e funcionará por ordem de chegada, apenas caso sobrem vacinas nos pontos de imunização.

Segundo o Secretário de Saúde, Valério Gobatto, em entrevista para a 93FM, o número de doses que sobrarão no dia é variável.

  “A questão da xepa existe uma pressão muito grande da sociedade, e a sociedade entende que vai chegar aqui 100 pessoas e que nós vamos vacinar, não é dessa maneira. A xepa é aquela teoricamente a sobra da vacina no final do expediente. O frasco normalmente tem seis doses aí você abre pra fazer aplicação de uma ou duas doses que está agendado então tem uma xepa, tem uma sobra de três doses, quatro doses, uma dose dependendo do horário aberto frasco”, explica.

O Secretário ainda explica como será feita a dinâmica:

“Como que vai funcionar? No final do expediente as pessoas vão chegar no local vão receber uma senha e vão aguardar, se sobrar, se tiver a xepa, vão receber essas doses, se não, vão ser dispensados e voltar pra casa”, disse Gobatto.

Terão prioridade para receber o imunizante, as pessoas com idade aproximada do grupo prioritário previsto pela Campanha de Vacinação.

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

 

Covid-19imunizaçãosinopXepa da vacina