Agosto Lilás: Trabalhos da OAB que atuam em favor da mulher

Em continuidade a campanha Agosto Lilás 93FM, o presidente da OAB Sinop, Doutor Eduardo Chagas, informou sobre as leis e serviços que atuam a favor da mulher vítima de violência doméstica. Acompanhe.

Dando continuidade a campanha Agosto Lilás, em prol ao combate de violência contra a mulher,  esteve presente nas dependências da Rádio 93FM, nesta terça-feira (10), o presidente da OAB de Sinop, Dr. Eduardo Chagas, qual informou sobre os trabalhos da OAB nesta luta, além de abordar sobre a Rede de Enfrentamento que realiza ações de forma preventiva.

A OAB Mato Grosso, e as suas subseções, desenvolvem o trabalho de proteção a mulher, através da comissão do Direito da Mulher.

“A comissão tem a objetividade em analisar o direito da mulher enquanto advogada, mas também da mulher enquanto sociedade”, disse Chagas.

Vale ressaltar, que a OAB Sinop faz parte da rede de enfrentamento, com várias entidades em conjunto, trabalhando para o bem estar da mulher, e para que não ocorra a violência.

Segundo Eduardo Chagas, a lei Maria da Penha, qual comemorou no último sábado (07), 15 anos de criação, veio para reforçar a proteção a mulher.

Em Sinop também possuí outros dispositivos especializados em violência doméstica atuantes,  sendo trabalhado pela Vara de Violência Doméstica.

Conforme o Presidente da OAB, está gestão vem atuando persistentemente em prol da mulher, com parcerias de vários órgãos, como o CRAS, Assistência Social e Polícia Militar.

“São várias pessoas físicas e jurídicas engajadas para melhorar esses índices de violência”, disse o doutor.

Chagas elogia as ações da rede de enfrentamento, e afirma que o trabalho de repressão para caso de violência é de suma importância, mas o de prevenção também deve ser feito de forma árdua, e é assim que a rede vem trabalhando, se tornando também uma protetora da sociedade, para que não ocorra a violência contra a mulher.

O Presidente da OAB ainda explica que as leis em prol da mulher vem melhorando com o tempo, e fatores como a própria mulher estar ativa dentro da política pode ter sido um fator principal.

A medida protetiva também fazem o papel de inibir a violência.

“Poderiam ser muito maiores esses índices, as penas aumentaram, e é isso que a gente tem que pensar, sociedade evoluí, as leis evoluem, para que a gente tenha um mínimo de problema possível na sociedade. Mas tendo, nós temos ai quem reprimem e os órgãos que ajudam”, finalizou Eduardo Chagas.

Como denunciar?

Denúncias de casos de violência domésticas podem ser realizadas pela vítima, familiares e amigos, através do número 180, da Central de Atendimento à Mulher. Em caso de emergência, o pedido de socorro pode ser feito diretamente pelo 190.

Com a crescente de casos de violência e feminicídio no estado de Mato Grosso, algo deve ser feito para que as mulheres tenham direito a vida, sem que em algum momento sofram qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, patrimonial ou até mesmo física, por isso a importância da campanha Agosto Lilás.

Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás 93 FM,  vem com o intuito de conscientizar e combater a violência contra a mulher. Em combate ao mal, nós usaremos a nossa maior arma, o microfone.

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

 

 

 

 

 

AdvogadosAgosto lilásAgosto Lilás 93FMoabViolência contra a mulher