Um Termo de Ajustamento de Conduta pode colocar fim ao problema da concessão da BR-163 entre Sinop e a divisa Mato Grosso do Sul, em um trecho com 850 quilômetros de rodovia. A proposta foi apresentada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas durante a audiência pública realizada nesta sexta-feira (16), na sede da OAB/MT.
Freitas apontou falhas generalizadas nas concessões realizadas pelo Governo Federal entre 2013/2015.
Outra alternativa apresentada foi a caducidade do contrato de concessão, que depende de anuência do Supremo Tribunal Federal. Essa situação é a menos viável na avaliação do ministro, já que haveria paralisação total do empreendimento.
Pela previsão do Ministério da Infraestrutura, o TAC pode ser assinado até agosto e em setembro deve se dar a transferência do controle acionário da Rota do Oeste, hoje sob o controle da Odebrecht. Com isso, as obras na BR-163 devem ser retomadas em março do ano que vem, com previsão de 4 anos para sua conclusão.
A BR-163 é a principal via de escoamento da produção de Mato Grosso. A responsabilidade pelo trecho é da Rota do Oeste. A concessionária não vem cumprindo o contrato de concessão, que inclui a duplicação de 336 quilômetros, a recuperação de 375 quilômetros e a construção de 27 quilômetros de vias paralelas.
FERROVIA EM MT
Ainda na reunião que foi tratada da concessão, o ministro também anunciou o início das obras da Ferrovia do Centro-Oeste em agosto, ligando Mara Rosa (GO) a Água Boa, a parceria com o governador Mauro Mendes para a pavimentação da BR-174, a conclusão da duplicação da BR-163 na entrada de Cuiabá, do contorno ligando Barra do Garças a Aragarças e de três novas pontes da BR-158.
(Com GC Notícias)
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