Recuperação Escolar: Como Ajudar Seu Filho a Recuperar As Notas Perdidas

Recuperação Escolar

A recuperação escolar é um pesadelo para os estudantes e também para toda a família. Por inúmeros motivos, o desempenho acadêmico de um aluno pode não ter sido o suficiente e agora ele terá uma nova chance de recuperar as notas perdidas.

É muito comum que os pequenos e os adolescentes se sintam frustrados e até desacreditados ao ficarem de recuperação escolar.

Mas é importante que os pais e professores os faça entender que esta é mais uma chance que está sendo confiada a ele, e que dessa vez ele poderá fazer melhor.

Recuperação escolar

Os pais devem evitar desmotivar ainda mais seus filhos durante a recuperação escolar.

Apesar de os pais terem o direito de cobrar resultados melhores de seus filhos, ofender seu intelecto não vai ajudar na situação.

Ao contrário disso, sente-se com o seu filho e procure entender o que aconteceu para que seu desempenho escolar tenha tido um resultado abaixo do esperado.

Mostre para o seu filho que ele pode se abrir e confiar em você, e que você está disposto a ajudá-lo a melhorar suas notas.

A conversa com as crianças e adolescentes são importantes para notar fatores que podem atrapalhar seu desempenho acadêmico.

Dentre os fatores de maior risco estão:

  • Bullying;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Sentimento de inferioridade.

Se o seu filho apresentar sinais que indicam algumas das situações citadas acima, é indispensável que você procure a ajuda necessária.

Pois além de prejudicarem o desempenho acadêmico da criança ou adolescentes, os fatores citados acima podem levar a situações mais sérias.

Crianças e jovens que sofrem bullying podem ter seu desempenho acadêmico afetado por conta da situação em que se encontram.

Dentre os principais danos psicológicos provocados pelo bullying podemos destacar:

  • Baixa autoestima
  • Dificuldades sociais
  • Depressão
  • Transtorno de ansiedade
  • Agressividade
  • Isolamento

Melhorando o desempenho acadêmico

Mostre para o seu filho que ainda dá tempo de ele aprender e tirar boas notas.

Você pode incentiva-lo separando um tempinho para estudarem juntos. Ou em outras palavras, aprenda junto com o seu filho.

Mostre através do exemplo que nunca é tarde para aprender, e que sempre podemos ser melhores naquilo que fazemos.

Criar um plano de estudos também pode ajudar de forma significativa os estudos do seu filho, tornando todo o processo mais organizado.

A internet pode ser uma grande aliada na hora de estudar, mas também pode atrapalhar a concentração das crianças e adolescentes.

Então se você notar que seu filho não consegue se concentrar diante do computador, substitua a internet por livros.

Os livros são ótimas ferramentas de estudo e não possuem distrações como a internet.

Por isso, durante a recuperação escolar do seu filho, incentive-o a aprender a usar os livros como grandes aliados do conhecimento.

Fazer simulados e refazer provas anteriores também são ótimas opções para melhorar o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes.

adolescentesbullyingcriançasfilhoNotasrecuperação escolar
Comentários (0)
Fazer Comentário