Procon realiza conciliação para renegociação de dívidas em Sinop

A ação é válida para pessoas físicas e também empresários. O atendimento deve ser agendado pelo telefone (66) 3531-1512.

O Procon Sinop realizará, na próxima semana de 08 a 11 de setembro, uma ação de conciliação com as concessionárias de água e energia voltada para os consumidores que possuem débito em atraso. A negociação é válida para pessoas físicas, de baixa renda ou não, e também para pessoa jurídica.

Em entrevista ao Jornal da 93 FM, a diretora do Procon, Juliane Baptista, disse que apesar da data prevista para o término do atendimento, a continuidade do serviço dependerá da demanda da população. Segundo ela, o atendimento será realizado de forma agendada, para evitar aglomerações.

“Nós vamos fazer um atendimento agendado para evitar toda e qualquer aglomeração, nosso atendimento hoje já funciona dessa forma. O consumidor liga, faz uma pré triagem pelo telefone e vai até o Procon na data e hora marcada para ser atendido”, enfatizou Juliane.

Juliana Baptista, diretora do Procon de Sinop em entrevista à 93 FM. (Foto: Marcelo /93 FM)

As pessoas que estiverem cumprindo com o acordo não terão cortes em seus serviços. Devido à pandemia, o Governo Federal havia impedido que as concessionárias realizassem o corte de energia nas residências ou empresas, porém, desde o dia 1º de agosto, essa medida já não é mais válida e os cortes já podem ser realizados, em caso de inadimplência.

“Com a nova resolução só não vai poder ter a suspensão aquele consumidor, cadastrado no baixa renda, ou aquele que comprove que ele precisa de energia elétrica para a saúde, que são os casos dos diabéticos, das pessoas que possuem home care”, disse a diretora.

Para realizar a negociação, os interessados deverão agendar o atendimento por telefone, que será feito no próprio Órgão de Defesa do Consumidor. São dois números disponibilizados pelo Procon, (66) 3531-1512 ou 9 9998-8585. O atendimento será feito da partir das 07h30 até as 13h.

Representantes das concessionárias, de água e energia, estarão na unidade para fazer a reconciliação, na presença de um mediador do Procon. Para que o consumidor entre em um acordo com as empresas, é necessário uma verificação da renda familiar, que será feita pelo próprio órgão.

“Nós vamos fazer uma análise da renda familiar para verificar se esse consumidor pode fazer essa dívida”, ressaltou a diretora, tendo em vista que além do valor da negociação, o consumidor ainda terá que pagar a fatura do mês.

O atendimento será realizado na sede do Procon, de forma agendada. (Foto: Assessoria)

O consumidor que possui esses débitos e que queira fazer algum tipo de negociação ou quitar com a ajuda do Procon através da conciliação deve telefonar para agendar seu horário ou dirigir-se à sede do Procon na Rua das Aroeiras, N.º 1116, levando os seus documentos pessoais e uma das faturas.

Esta ação não é apenas para o consumidor pessoa física, mas também para o para pessoas jurídicas, pessoas que têm empresa, para pessoa que tem imóvel locado, por exemplo, e que queira renegociar ou que já tenha feito um negociação anterior e que ainda não cumpriu, poderá abrir uma nova e evitar a suspensão do fornecimento dos serviços de água ou energia.

 

Veja essa e outras informações de Sinop e região, no Jornal da 93 FM.

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