Prefeitos de 15 cidades do nortão descartam lockdown por enquanto, mas confirmam toque de recolher unificado

Não foi especificado em qual dia o Toque de Recolher deve entrar em vigor, mas o horário deve começar às 22h00.

Por enquanto 15 municípios da região norte do Estado não irão decretar o Lockdown, ou seja, o fechamento total do comércio, mas sim adotar um toque de recolher unificado, como alternativa para evitar a propagação do coronavírus.

Um reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (25), em Sorriso, entre os prefeitos dos municípios que compões o Consórcio da Saúde Vale do Teles Pires: Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.

De acordo com a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, a decisão sobre não decretar o lockdwon nesse momento foi tomada em conjunto. “Nós não concordamos, foi unânime aqui, não concordamos com o lockdown e sim de estarmos tomando algumas medidas maiores restritivas, a exemplo de unificar o toque de recolher com um horário, algumas medidas também da questão de fechamento de locais públicos”, disse.

Em Sinop o toque de recolher está em vigência desde o dia 19 deste mês. A partir das 22h30 até às 5h00 do dia seguinte é proibida a circulação de pessoas nas vias públicas da cidade. No entanto, o comércio é obrigado a fechar até às 21h30, com exceção daqueles que se enquadram nos serviços essenciais. (Veja aqui quais são os serviços essenciais)

Nas redes sociais, a prefeita de Sinop disse que o toque de recolher nos demais municípios que compõem o Consórcio também entrará em vigor, mas não especificou em qual dia. O horário deve começar às 22h00.

O presidente o Consórcio, prefeito de Itanhangá Edu Pascoski, afirma que a união desses municípios é exatamente para que ocorra um consenso na região, para que não seja necessário fechar o comércio. “Nós temos que ter um entendimento junto com o Ministério Público, Defensoria Pública, Sociedade Civil Organizada, para que a gente possa encontrar meios para restringirmos as coisas, mas que não afete o comércio, as atividades, não afete os empregos”.

Prefeita Rosana Martinelli discursa ao lado do presidente do Consócio, o prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski – Foto: Divulgação Assessoria

Mais leitos em Sinop

O Consórcio, ou seja, a união dos 15 municípios, comprou 10 respiradores e monitores que serão utilizados na montagem de mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Sinop. Atualmente a unidade oferece 20 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI específicos para o tratamento de pacientes com o coronavírus.

O investimento é de aproximadamente R$ 600 mil e os equipamentos devem ser instalados na unidade hospitalar na próxima semana. “Nós estamos comprando os equipamentos revisados, mas com garantia da empresa da sua capacidade de funcionamento e serão pagos somente instalação e verificação. Estamos comprando com um custo acessível, mas com a garantia de funcionamento”, disse a prefeita Rosana Martinelli.

A gestora explica que o Regional de Sinop é a unidade hospitalar da região com estrutura suficiente para disponibilizar mais leitos de UTI. “Lá no Regional tem ainda vaga e estrutura para colocar mais 10 equipamentos e com uma pequena modificação da equipe possa atender mais 10 vagas”, complementa Rosana.

Em Nova Mutum outros 20 leitos também devem ser disponibilizados por meio da iniciativa privada, mas que o Estado deve bancar os custos de manutenção. “Vai custear essas UTI’s aproximadamente a partir do 15, ou 20 de julho, que vai atender a região médio norte do estado”, aponta o presidente do Consórcio.

Kit Covid-19

Outra definição entre os gestores é que, além de Sinop, que já começou a entrega dos medicamentos para auxiliar no tratamento, inclusive de pessoas que apresentam sintomas, neste sentido que ainda são consideradas suspeitas, os outros 13 municípios também irão entregar o Kit Covid-19.

Nesse Kit entregue pela secretaria municipal de Sinop há Hidroxicloroquina, Azitromicina, Zinco, Ivermectina, AAs e Ibuprofeno. Todavia, são liberados apenas com a prescrição médica.

Kit em Sinop contêm Hidroxicloroquina, Azitromicina, Zinco, Ivermectina, AAs e Ibuprofeno – Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Sinop

 

 

CláudiaConsórcioCoronavírusCovid-19Feliz NatalIpiranga do NorteItanhangálockdownlucas do rio verdeNova MutumNova UbiratãReuniãoSanta CarmemSanta Rita do TrivelatosinopSorrisoTapurahToque de RecolherUnião do SulVera
Comentários (0)
Fazer Comentário