Prazo de alistamento ao serviço militar é prorrogado

Jovens que estão em situação de refratário poderão regularizar sua situação de 20 a 28 de outubro, ainda em 2020.

O prazo para o alistamento obrigatório ao Serviço Militar foi prorrogado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, através do Decreto 10.384 de 28 de maio de 2020. Normalmente, a data limite para o alistamento obrigatório é até o dia 30 de junho, mas devido à pandemia, pode ser realizado até o dia 30 de setembro.

A obrigação é para jovens nascidos no ano de 2002, para que permaneçam de forma regular com o serviço militar. Homens que já tenham mais de 18 anos e não se alistaram devem procurar a Junta de Serviço Militar para que possam regularizar a situação.

Foi indagado ao delegado do serviço militar em Sinop, 2º Ten. Humberto da Fonseca, se o indivíduo que está em situação de refratário (homens que estão pendente com o serviço militar), ainda pode se regularizar em 2020.

“O ideal seria até o dia 30 de junho, pois o sistema já jogava para a seleção geral, mas mesmo assim eles podem procurar a junta de serviço militar e se apresentar nesse período, de 20 à 28 de outubro, que a gente tenta regularizar a situação dele, atendendo ele fora da agenda”, disse o delegado.

2º Tenente Humberto da Fonseca, Delegado do Serviço Militar em Sinop. (Foto: Arquivo pessoal)

Aproveitando a oportunidade, o 2º Tenente Humberto também fez um chamamento para que os homens que completam 18 anos em 2020, possam fazer seu alistamento para permanecerem de forma regular com o serviço militar.

“O prazo de alistamento militar obrigatório foi prorrogado até o dia 30 de setembro. Este prazo, normalmente, vence ao dia 30 de junho de cada ano, porém este ano foi prorrogado como medida de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Portanto, aqueles que ainda não se alistaram, pode procurar a junta de serviço militar, que está funcionando no Ganha Tempo ou pela internet, no site

 

Independência do Brasil

Nesta segunda-feira, dia 7 de setembro, é comemorado o Dia da Independência do Brasil, um feriado Nacional, lembrando a data em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil da Coroa Portuguesa, em 1.822. Este dia, normalmente, é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras.

O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com a presença do Presidente da República, que faz uma revista às tropas. Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas cidades tiveram que cancelar os eventos previsto para este dia, deixando aos órgãos militares e outras instituições a marca de hasteamento à Bandeira.

Como forma de patriotismo e a nível de conhecimento, a equipe de jornalismo da 93 conversou com o 2º Tenente Humberto Ribeiro da Fonseca, que ocupa o cargo de Delegado do Serviço Militar em Sinop. O responsável falou sobre a importância da celebração desta data e também da importância do serviço militar em Sinop.

“Representa o fortalecimento de alguns dos nossos valores e deveres que são inerentes a profissão militar, tais como o civismo, patriotismo, dedicação e fidelidade à pátria, pois estamos sempre cultuando a nossa história, nossos patronos, heróis do passado”, disse o delegado.

 

Acompanhe o Jornal da 93 FM e saiba das principais notícias de Sinop e região.

7 de setembroalistamento militarindependência do BrasilPrazo de AlistamentoServiço Militar