Outubro Rosa e Novembro Azul, entidade realiza exames preventivos

Devido à pandemia, muitas atividades externas que seriam desenvolvidas pela equipe, precisaram ser suspensas ou até mesmo readaptadas.

Outubro Rosa e Novembro Azul é o nome da campanha realizada, há sete anos pela Refeccs, (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop) que busca alertar a população da importância em realizar os exames preventivos, em específico, para o câncer de mama e câncer de próstata.

De acordo com especialistas, compartilhar as informações e promover a conscientização sobre a doença, abordando o tratamento pode contribuir, com a redução da mortalidade.

Para os meses de campanha, as ações desenvolvidas são focadas na prevenção às doenças, e tem como emblema: “O câncer não tem vez quando você se cuida. Previna-se” alertando para a necessidade de realizar os exames anualmente.

O Outubro Rosa tem como objetivo principal o atendimento ao Câncer de Mama e a saúde da mulher, levando em consideração que o diagnóstico precoce junto ao tratamento no tempo correto, são fundamentais e elevam as chances de cura.

“Foi um mês muito proveitoso, muito bom para nós enquanto entidade, conseguimos distribuir 175 mamografias, mesmo nesse período da pandemia, onde as palestras foram canceladas, por motivo de não aglomerar as pessoas.” comenta Sandra Domingues, Coordenadora de Comunicação da Refeccs e voluntária.

Sandra Domingues é Coordenadora da equipe de comunicação da Refeccs, e falou com nossa equipe de jornalismo. Foto: Marcelo Jhonnes.

Sandra também falou que para a realização dos exames, a entidade priorizou os casos de urgência, através de encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde.

“Quem selecionou, escolheu essas mulheres, esses pacientes, foram os próprios profissionais, os médicos que atenderam” pontua Sandra.

Também foram vendidas mais de 3 mil camisetas disponíveis para colaboração da campanha Outubro Rosa Novembro Azul, que ainda podem ser adquiridas pelo valor de R$30,00, na Rua dos Mamoeiros 886, esquina com Araxás, Jardim Belo Horizonte.

Em menção a campanha Novembro Azul, Sandra chamou a atenção para um tipo de câncer muito comum, que atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil, o câncer de próstata.

“Novembro é o mês que chama a atenção para a saúde do homem, para o câncer de próstata, é importante que os homens também tenham cuidado com a sua saúde, estamos com uma equipe diariamente na Oncologia, distribuindo alguns brindes, e chamando a atenção para que esses homens também façam os seus exames preventivos”, disse Sandra.

O câncer de próstata, pode ser diagnosticado, além do exame de toque, com exames de sangue.

Telefone da Refeccs: 9927-7292 ou 3015-1799

novembro azuloutubro rosaprevençãorefeccssinop
Comentários (0)
Fazer Comentário