Secretário diz que mais da metade das 50 amostras de Sinop deram negativo; “Falhas existem”

Mais de 50% das 50 amostras de Sinop para confirmação de Coronavírus deram negativo após análise e testagem feita pelo Laboratório Central do Estado, o Lacen. Quem confirmou a informação foi o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante live na manhã desta quarta-feira (22).

Ainda conforme o secretário, cerca de 10 amostras ainda permanecem no Lacem e aguardam para serem testadas.

“Mais de 50% daquelas amostras que ainda estavam em dependência de avaliação as deficiências foram corrigidas pelo município, o Lacen fez o teste e deram negativas. Algumas, se não me engano entre 6 e 10 amostras estão dependendo de correções realizadas pelo  município”.

Na segunda-feira (20), Gilberto afirmou que das 50 amostras de Sinop que aguardam resultado, cerca de 9 estão aptas a serem testadas. Ele disse que as amostras não preenchem os requisitos estipulados, como por exemplo a identificação dos pacientes.

Ocorre que a secretaria municipal de saúde de Sinop disse que entrou em contato, ainda na segunda, com o Lacen para fazer a revisão e checagem das informações e dados de sistema. Foi alegado que não houve identificação de falhas no procedimento de coleta ou envio dessas amostras.

Já a SES também confirmou que as alterações necessárias nas notificações das amostras de Sinop foram realizadas por parte do município e que o material biológico seria analisado ainda nesta semana pelo Lacen.

“Falhas existem, falhas são feitas pelos seres humanos. O encaminhamento das amostras equivocadas não fará do Lacen um entidade perfeita, por isso quando a amostra não chega nas condições técnicas necessárias, que são aquelas estabelecidas no protocolo, a gente tem que devolver e continua esclarecendo e buscando qualificar os profissionais da área de vigilância de saúde para que a coleta seja correta, o acondicionamento seja correto e a identificação seja correta”, disse Gilberto.

Para evitar que esse tipo de equívoco volte a acontecer, o secretário estadual de saúde alega que as equipes do Estado estarão em Sinop para melhorar a qualidade dos dados dessas amostras.  “Já determinei, se possível essa semana, alguns profissionais nosso irem até Sinop para fazer essa reciclagem”.

AmostrassaudeSecretárioSESsinop