Grande parte das amostras de Sinop para testar Covid não foram examinadas pois não há identificação; diz secretário

A maioria das amostras para detecção do Coronavírus que foram encaminhadas pela Secretaria de Saúde de Sinop, ao Laboratório Central do Estado, o Lacem em Cuiabá, não preenchem os requisitos estipulados, como por exemplo a identificação dos pacientes.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou duranta uma live na manhã desta segunda-feira (20), que das 50 amostras de Sinop que aguardam resultado, cerca de 9 estão aptas a serem testadas.

“Um grande número de amostras encaminhadas pelo município de Sinop não foram aprovadas pelo Lacem. Não atenderam os requisitos técnicos, não há a identificação dos pacientes e por conseguinte o Lacem não tem como fazer os testes”, disse.

Gilberto assegura que já repassou para a secretaria de saúde de Sinop esse falha na identificação das amostras. “Já houve a comunicação para as autoridades do município e o município ficou de corrigir as deficiências e por enquanto ainda não nos encaminhou”.

A realização dos testes nessas amostras só será feita após a regularização dos materiais. “Se forem atendidos os requisitos técnicos necessários e os protocolos estabelecidos para encaminhamento de amostras, com certeza o Lacem fará os testes”, conclui.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop disse à rádio 93 FM que nesta segunda-feira (20) fez contato com o Laboratório Central, em Cuiabá,  e confirmou que 50 amostras de pacientes ainda aguardam resultado. Sendo que, dos números gerais desde o início da pandemia, apenas sete foram descartadas por não se enquadrarem no critério de análise protocolar laboratorial.

De acordo com o boletim da prefeitura divulgado nesse sábado (18), Sinop tem 13 casos confirmados desde o dia 16 de março. Além disso, ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, subiu para nove os casos recuperados e todos já saíram do isolamento domiciliar por não apresentaram mais sintomas, contudo, seis casos recuperados não constam no boletim divulgado pela SES, divulgado também no sábado.

AmostrasCoronavírusIdentificaçãoLACEMPrefeiturasinopTestes
Comentários (0)
Fazer Comentário