Líder Kayapó continua internado com quadro leve de arritmia

Segundo o Hospital, hoje (01) ele amanheceu em bom estado geral, mas permanecerá internado em observação, em leito de isolamento, sem previsão de alta.

O líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, 89 anos, apresentou quadro leve de arritmia, segundo o boletim clínico assinado pelos médicos do Hospital Dois Pinheiros, Dra Fernanda Quinelato e Dr Douglas Yanai.

“É uma arritmia leve e comum entre pessoas da idade do cacique, não é grave e está sendo tratada e monitorada pela equipe cardiológica”, explica Yanai.

Ainda ontem (31), o líder indígena relatou leve dor no peito e exames preliminares demonstraram quadro suspeito de miocardite, estável e sem piora no estado de saúde. Novos exames serão feitos no decorrer do dia e um novo boletim médico deve sair amanhã (02), às 11h.

Durante a madrugada ele relatou também um desconforto respiratório, apesar da boa saturação e segue com o uso do cateter nasal para ajudar na respiração.

Segundo o Hospital, hoje (01) ele amanheceu em bom estado geral, mas permanecerá internado em observação, em leito de isolamento, sem previsão de alta.

O Cacique Raoni voltou a ser internado no Hospital Dois Pinheiros na última sexta-feira (28), após ser avaliado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu, a 200 km de Sinop-MT.

Passou inicialmente por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19, já na fase inflamatória da doença. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame RT-PCR positivado para Sars-Cov2.

AldeiasCacique RaoniHospital Dois PinheirosÍndiointernadoLíder Kayapopovo indígenasaudesinop