Cacique Raoni é diagnosticado com Covid-19 e volta a ser internado em Sinop

Há pouco mais de um mês Raoni este internado, no mesmo hospital em Sinop, após ser diagnosticado com úlceras intestinais e inflamação no cólon.

O líder indígena da etnia Kayapó, Cacique Raoni, de 89 anos, voltou a ser internado em um hospital de Sinop, agora com quadro clínico positivo para a doença Covid-19. Ele deu entrada no Hospital Dois Pinheiros, que, após realizações de exames, confirmou o presença do coronavírus no organismo do cacique.

Conforme a nota do Instituto Raoni, – leia a nota na íntegra no final da matéria – o líder indígena apresentou alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. “Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio”.

Ainda de acordo com a nota, a família autorizou a divulgação de poucas informações e disse que Raoni terá alta em breve. “Sua idade inspira cuidados e o Cacique Raoni seguirá com assistência médica até ficar completamente recuperado”.

Há pouco mais de um mês Raoni este internado, no mesmo hospital em Sinop, após ser diagnosticado com úlceras intestinais e inflamação no cólon.

Durante o período que esteve internado, os médicos precisaram trocar a medicação do cacique para o tratamento da infecção intestinal. Exames cardiológicos e pneumológicos de rotina detectaram fibrilação atrial crônica e enfisema de longa data, mas sem relação com as infecções e as úlceras que estão sendo tratadas.

Nota do Instituto Raoni:

Informamos que pouco depois de um mês de alta hospitalar, o Cacique Raoni foi novamente internado.

O motivo foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. Exames específicos realizados-tomografia computadorizada e sorologia confirmaram COVID-19.

Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio.
A equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que o Cacique teve COVID-19 e que exames mostram presença de anticorpos.

A pedido da família, somente fomos autorizados a divulgar estas informações depois de termos comprovação de que o Cacique Raoni se encontra fora de perigo. Caso seu quadro permaneça estável, o Cacique Raoni terá alta em breve.

Sua idade inspira cuidados e o Cacique Raoni seguirá com assistência médica até ficar completamente recuperado.

COVID-19 vem se alastrando na TI Capoto/Jarina, colocando em risco a vida de centenas de indígenas.

Protejam-se!
Proteja-nos!

 

CaciqueCoronavírusCovid-19HospitalRaonisinop