Jorge e Mateus batem recorde mundial de público online

A dupla sertaneja chegou na casa dos 3 milhões de acessos simultâneos, durante transmissão de vídeo ao vivo no YouTube.

Sucesso pode ser uma palavra que define as recentes transmissões de vídeo, de artistas como Jorge e Mateus e Gusttavo Lima. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, muitos decretos e determinações surgiram do poder público, em ação de combate à disseminação da covid-19.

Os decretos apresentam restrições em abertura de locais com grande aglomeração de pessoas, como bares e clubes. Por este motivo, os cantores sertanejos ficaram impossibilitados de cumprirem com a agenda de show. Mas, se engana quem acha que isso é motivo para os artistas não construírem novos métodos de interação com o público.

As transmissões de vídeo se tornaram comum e, durante a pandemia, estão sendo muito utilizadas por diversas pessoas, profissionalmente ou pessoalmente. Recentemente, os artistas Gusttavo Lima e Jorge e Mateus quebraram recordes de público online na plataforma de transmissões ao vivo do YouTube.

 

Recorde de Público

Gusttavo Lima chegou a ter cerca de 750 mil acessos simultâneos na Live realizada no último dia 28 de março. Muitas pessoas aproveitaram a noite de sábado para acompanhar o artista e, durante a quarentena, buscar distração diante de um cenário de preocupações, em relação à saúde pública mundial.

Mesmo encerrando a Live, as pessoas podem acessar o conteúdo para poder assistir a gravação, após a transmissão ao vivo. Esse mecanismo proporcionou ao canal oficial do cantor Gusttavo Lima, cerca de 18.509.635 visualizações, que foram contabilizadas pela própria plataforma do YouTube do artista.

Os cantores Jorge e Mateus fizeram, no total, um repertório de 60 músicas, com um show de aproximadamente quatros horas e meia de duração. A dupla sertaneja conquistou o público, chegando em uma marca histórica, ao bater três milhões de pessoas assistindo de forma simultânea.

Após a transmissão ser encerrada, as visualizações não param de aumentar, chegando à 38.965.455 de visualizações no canal oficial da dupla Jorge e Mateus, no YouTube. Para alguns especialistas do ramo de música e também agentes publicitários, tudo isso pode ser um fator transformador no mundo do entretenimento.

Televisão e Rádio sempre foram ícones de grande repercussão de artistas anônimos e famosos, pois pode elevar o nível de contratações para shows, diante da aparições e evidência dos cantores na mídia. Com os recentes picos atingidos pelos artistas, durante a pandemia, é possível de imaginar um novo cenário para a internet.

Arrecadação

Foram arrecadados, durante a transmissão do Gusttavo, cerca de R$ 100 mil, além de outras doações como dezenas de toneladas de alimentos, que foram destinados à hospitais e instituições de caridade. Já para a Live de Jorge e Mateus, foram arrecadadas 172 toneladas de alimentos que terão destinação semelhante à de Gusttavo.

Além das arrecadações de alimentos e recursos financeiros, a produção dos cantores continuam recebendo doações de diversas pessoas e empresas, que se sentiram sensibilizadas com a iniciativa. Não foi divulgado à imprensa, até o momento, quais as instituições beneficiadas com a causa.

Cantor sertanejo Gusttavo Lima, em seu trabalho ‘Buteco em Casa’. (Foto: Divulgação)

Também acredita-se, que várias empresas também ajudaram a bancar a produção do material final de transmissão dos artistas. Apesar de ser um verdadeiro ‘show em casa’, foi necessário o auxílio de uma equipe profissional para a execução do serviço, produção do conteúdo, seleção de músicas entre outros itens.

Decoração de ambiente, cenário temático e o próprio marketing são custos que também precisaram ser pagos. Não se sabe, ao certo, quanto teria gasto cada artista, na execução das transmissões, mas acredita-se que não se trata de pouco dinheiro. Para isso, muitas empresas patrocinaram os cantores.

Novo cenário no mercado

Após a repercussão positiva de público, há uma expectativa para que esse fator de inovação no mercado da música aumente. Os recursos tecnológicos aplicados para uma transmissão à nível do que foi realizado, não chega perto dos gastos durante a realização de shows presenciais.

Os shows convencionais, geralmente, precisam ter investimentos altos na área de vendas, divulgação, atrações e espetáculos, músicos, road, entre outros profissionais necessários para a produção e finalização do trabalho. A comercialização de produtos como, bebidas e ingressos, são atos que podem ou não cobrir esses gastos.

Essas Lives, como são chamadas as transmissões de vídeo ao vivo, podem gerar uma grande movimentação e mudança no cenário musical, assim como nas programações dentro das TVs e Rádios do mundo todo, principalmente em programas de entretenimento com auditório.

Uma das formas de arrecadação que é possível através da Live, é a doação voluntária de pessoas que acompanham, simultaneamente as transmissões. Outra maneira, que já é conhecida e utilizada por emissoras de TV e Rádio, é o patrocínio, que pode ser feito por empresas parceiras da marca.

Com picos altos de público, é possível imaginar um valor não muito baixo de investimento, para que um artista renomado possa falar o nome de uma empresa ou marca, durante o seu ‘show virtual’. Marcas de cerveja, também outros produtos ligados ao sertanejo, são os mais prospectos de realizar parcerias com os cantores.

Além dessas formas, o YouTube que é uma plataforma que armazena vídeos da internet e, a empresa, pode pagar para o dono do canal, quando há uma grande quantidade de pessoas conectadas ao vivo, sem contar as visualizações crescentes que poderão surgir após a finalização da live.

Para que uma transmissão de vídeo seja feita de forma profissional e calculada sem erros, também é necessário que se tenha um planejamento adequado. O investimento deve ser único, mas constante nas atualizações de produtos para a inovação tecnológica, já que a área é imprevisível.

Especificamente para a música, é fundamental ter duas mesas de corte ideais para som e também para vídeo, câmeras que filmem em qualidade Full HD ou 4K, microfones de boa captação de áudio, cabos (fiação), um ou mais computadores conforme a necessidade e profissionais da área, além de uma internet com qualidade estável.

 

Outros cantores

Inúmeros outros artistas, entre famosos e anônimos, também já fizeram e devem fazer shows na internet, através das transmissões do YouTube ou até em outras plataformas de vídeo. Na noite desta quarta-feira (8), há uma expectativa para que a cantora sertaneja Marília Mendonça realize o seu show online.

Acredita-se que ela possa atingir, em seu canal oficial do YouTube, um público muito grande, podendo superar o do Jorge e Mateus e Gustavo Lima. Mas até o momento, são hipóteses. Você pode conferir mais informações da cantora Marília Mendonça, em uma reportagem especial publicada no site da Rádio 93 FM.

O show da cantora sertaneja Marília Mendonça, está previsto para estrear às 20h00, no horário de Brasília. De acordo com a assessoria, serão oito pessoas responsáveis pela produção da Live da artista.

Antes mesmo de iniciar o show, mais de 400 pessoas aguardam pelo momento, no canal oficial de Marília Mendonça. (Foto: Reprodução 93 FM)
Cantor sertanejoCoronavírusCovid-19dupla sertanejagusttavo limajorge e mateusLive da Marília MendonçaLive do GusttavoLive do Jorge e Mateusmundo da músicaMúsicasertanejo universitárioTransmissão ao vivo