Intoxicação Alimentar: Sintomas e Cuidados Necessários

Veja o Que Fazer em Caso de Uma Intoxicação Alimentar

intoxicação alimentar é uma condição clínica comum, caracterizada pela ingestão de alimentos contaminados com fungos, bactérias, parasitas, ou em alguns casos, toxinas. 

Ter uma intoxicação alimentar é algo muito desagradável, que afeta o bom funcionamento do nosso organismo, gerando um mal-estar. 

Por este motivo, é fundamental estar atento as condições de preparação e armazenamento de alimentos, pois esta é uma das principais formas de evitar a intoxicação alimentar. 

As boas práticas de fabricação são essenciais para garantir a qualidade e segurança no preparo de alimentos, tendo em vista que condições inadequadas de preparação pode gerar uma contaminação do alimento. 

Assim, esteja atento as condições de higiene e armazenamento de alimentos, e ao preparar suas refeições, verifique sempre a validade dos produtos e lave corretamente as mãos antes de prepará-los. 

Essas são apenas algumas das medidas para minimizar as chances de uma intoxicação alimentar. 

Os sintomas da intoxicação alimentar incluem: 

  • Vômitos; 
  • Náuseas; 
  • Cólicas; 
  • Diarreia; 
  • Febre. 

Em geral, a intoxicação alimentar dura um ou até dez dias. 

Confira alguns cuidados essenciais para o caso de uma intoxicação alimentar. 

Intoxicação alimentar: Sintomas e cuidados essenciais

  • Hidratação 

A hidratação adequada é fundamental para casos de intoxicação por alimentos, pois evita que o organismo se desidrata e garante a reposição adequada de líquidos. 

  • Descanso 

Quando seu organismo é afetado por uma intoxicação provocada pela ingestão de alimentos contaminados, precisa de descanso para reduzir o gasto de energia por conta da perda de líquidos e também da perda de nutrientes em função dos vômitos e diarreia. 

Assim, descansar é fundamental para a sua recuperação. 

  • Alimentação adequada 

Alimentar-se corretamente é fundamental para a nossa saúde, mas no caso de intoxicação por alimentos, a alimentação adequada é fundamental para a sua recuperação. 

Aposte em alimentos leves e naturais, de fácil digestão, evitando alimentos com alto teor de gordura. 

  • Procurando ajuda médica 

Caso os sintomas persistam, impossibilitando a ingestão de líquidos, ou a presença de sangue no vômito ou nas fezes, é importante procurar ajuda médica. 

Febre acima de 38° C, cólicas intensas, dificuldades para falar ou engolir, visão dupla, e também fraqueza, são sintomas que indicam a necessidade de procurar ajuda médica.

cuidados necessáriosintoxicação alimentarsintomas
Comentários (0)
Fazer Comentário