Higienização é feita na volta às aulas em Centro Universitário de Sinop

Plano de contingência é executado no retorno das aulas em faculdades de Sinop.

As aulas em instituições de ensino superior privado, em Sinop, retornaram nesta segunda-feira (11), após liberação do decreto municipal. Já as aulas em escolas particulares já haviam retornado na última segunda-feira (4). O retorno acontece de forma gradativa, onde as escolas e faculdades devem adotar um plano de contingência específico.

Fica sob responsabilidade da direção de cada instituição particular, o plano de contingência, com as devidas medidas preventivas em relação ao coronavírus. De acordo com o decreto, é necessário – para a reabertura das escolas – a disponibilização de álcool em gel para os funcionários e acadêmicos.

Ao passar pelos portões de entrada, os acadêmicos têm suas mãos higienizadas. (Foto: Rômalo Bessa / UniFasipe)

Não é permitida, a entrada e permanência de pessoas sem a utilização de máscaras de proteção facial, pois a escola poderá ser multada. A máscara está dentro dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sugerido pelos órgãos competentes, como Secretarias de Saúde em suas diferentes esferas.

O plano de contingência ainda exige que as pessoas passem por uma higienização dos calçados. / Foto: Rômalo Bessa – UniFasipe.

Em um Centro Universitário de Sinop, a coordenação do curso de enfermagem reuniu alguns acadêmicos de cursos ligados à área da saúde, para organizar a recepção dos outros alunos da instituição. De forma planejada, eles fizeram a desinfecção das pessoas que passavam pela porta de entrada da faculdade.

Também há, nesse mesmo Centro Universitário, uma caixa com um pano molhado de álcool, para que os calçados também sejam higienizados. Dessa forma, as possibilidades de contaminação são consideradas baixas, pois evita a disseminação do vírus. As turmas foram separadas pela metade, para diminuir o contato social.

As aulas são aplicadas de forma presencial e online, para todos os acadêmicos da instituição. Foto: Rômalo Bessa – UniFasipe.

O distanciamento social é uma das medidas tomadas pela faculdade, para evitar o contato pessoal entre os alunos. Cada curso está adotando um modo restritivo de aplicar as aulas, dividindo as turmas em A e B. As aulas são ministradas em duas formas diferentes, presencial e online, onde também há atividades complementares.

acadêmicoscalçadosCoronavírusDesinfecçãoEducaçãoEnsino PrivadoEnsino SuperiorEscolas particularFaculdadeshigienização de sapatosretorno das aulassinop