Prefeitura de Sorriso autoriza o retorno de aulas em escolas particulares

A liberação também é cedida às instituições de Ensino Superior da cidade.

As instituições de ensino particular em Sorriso, poderão retornar às suas atividades após um longo período de suspensão. De acordo com informações, teria sido uma solicitação dos representantes das escolas de rede privada do município, para que a prefeitura autorizasse o retorno das aulas.

O assunto foi discutido diversas vezes pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, com a participação dos representantes das instituições de ensino privado e também dos membros das secretarias municipais de Educação e de Saúde. A liberação também é cedida às instituições de Ensino Superior da cidade.

A decisão partiu do Comitê de Prevenção, que conta com diversos membros da sociedade, solicitada pelos representantes das instituições. (Foto: Assessoria)

Para que haja o retorno das aulas, é necessário que as escolas adotem um plano de estratégia para que todas as recomendações e exigências sejam seguidas, rigorosamente, sob a responsabilidade de seus diretores. Além disso, os órgãos municipais de fiscalização deverão agir entre as escolas e faculdades, para evitar a disseminação do vírus.

De acordo com a prefeitura, a volta às aulas será gradativa, conforme segue as informações repassadas abaixo.

  • 10/05/2020 – Centros/escolas de educação infantil, escola de idiomas, escolas técnicas, escolas de música e autoescola;
  • 18/05/2020 – Estabelecimento de ensino de rede privada;
  • 25/05/2020 – Ensino superior.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro, os pais de alunos que estudam em escolas particulares não serão obrigados a levarem seus filhos nas escolas, por este motivo, não poderão ser penalizados.

“Sem penalizar ninguém que não quiser mandar o filho pra escola, essa foi uma condição que nós colocamos aqui no comitê e, inclusive, foi um pedido do prefeito Ari Lafin. Não pode ser penalizado e nem reprovar por falta”, disse o secretário.

Em meio a decisão, há um dilema enfrentado pelas instituições como creches e escolinhas para crianças, pois, de acordo com recomendação médica, crianças menores de dois anos de idade não podem utilizar máscara de proteção individual, pelo fato de ser sufocante.

 

Escolas Municipais

As escolas municipais devem seguir o mesmo posicionamento do Governo do Estado, onde a rede estadual não fica autorizada a ter o retorno das aulas durante o mês de maio. De acordo com o secretário Luis Fábio, existe uma série de fatores que impossibilita esse retorno.

“É uma situação bem diferente, uma realidade muito diferente. Nós um transporte escolar, temos 25 mil alunos. A escola pública com a quantidade de alunos que tem é uma situação bem diferente com as escolas particulares”, argumentou.

As secretarias municipais de Educação e Saúde, estão trabalhando juntas nesse caso, com apoio da prefeitura municipal e do Comitê de Prevenção à Covid-19. Portanto, não há previsão para o retorno das aulas nas escolas públicas de Sorriso.

 

A Responsabilidade

Fica sob a responsabilidade dos diretores de cada instituição de ensino privado em Sorriso, seja cursinho, escola particular ou ensino superior da rede particular, todo efeito que vier causar com a liberação. Por este motivo, é obrigatório o seguimento das exigências da vigilância em saúde, para que se evite, também, a disseminação do vírus.

“É um benefício, mas também é uma responsabilidade, porque se acontecer alguma coisa, o proprietário da escola vai ter que responder. Então, ao mesmo tempo que é um benefício é uma responsabilidade. O que nós não temos é condição de dizer aos pais de alunos da rede pública é que nós temos a tranquilidade deles mandarem seus filhos para as escolas. Agora, a rede particular diz ter”, enfatizou Marchioro.

CoronavírusCovid-19EducaçãoEnsinoescolasescolas particulares de SorrisopandemiaRede particularrede privada de ensinoretorno das aulassaudeSorriso
Comentários (0)
Fazer Comentário