SINOP: Empreendedores do turismo devem fazer cadastro de Prestadores de Serviço

Além de benefícios e vantagens aos cadastrados, o programa permite aos prestadores atuarem legalmente, por meio da emissão do Certificado Cadastur. A ferramenta também é uma importante fonte de consulta para o turista. Confira!!!

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está fazendo um chamamento para pessoas físicas e jurídicas atuantes na atividade turística, para realizarem o cadastro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo-MTUR, que tem como objetivo promover a formalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil, além de oferecer segurança para o consumidor destes serviços. O cadastro é obrigatório para meios de Hospedagem, Agências do ramo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Além de benefícios e vantagens aos cadastrados, o programa permite aos prestadores atuarem legalmente, por meio da emissão do Certificado Cadastur. A ferramenta também é uma importante fonte de consulta para o turista. A turismóloga da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, explica que o cadastro traz uma série de vantagens para o empreendedor. “Além de visibilidade nacional e internacional dentro do Portal do Ministério do Turismo, os empresários do setor ainda podem ter acesso a financiamentos exclusivos do setor turístico, como o FUNGETUR, apoio em eventos, feiras e ações do ministério, além da participação em programas de qualificação”, pontuou.

Já para os órgãos públicos, municípios, estados e Governo Federal, o cadastro é um banco de informações de profissionais e prestadores de serviços turísticos, auxiliando no planejamento e atuação do governo, além de contribuir para que os municípios avancem na categoria do Mapa Brasileiro de Turismo (Programa do MTUR).

“Ter empreendimentos e prestadores cadastrados no Cadastur é um dos requisitos para que o município de Sinop permaneça dentro do Mapa do Turismo brasileiro, além de ser uma importante fonte de dados para a categorização dos municípios. Atualmente Sinop está na categoria B, de acordo com o MTUR” finalizou a turismóloga.

Tanto o cadastro, como a renovação, são totalmente gratuitos e podem ser feitos através do Site: https://cadastur.turismo.gov.br. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do Departamento, que também está a disposição para auxiliar nesse cadastramento através do telefone: 66 3520-7585.

(Com Assessoria)

Leia Também

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

 

SEDEC SinopSinop MT