Para que serve o e-mail marketing: 6 Dicas para resultados acima da média

O e-mail é um canal pessoal e exclusivo dos usuários e funciona como a caixa do correio da sua casa. É para onde vão as informações mais importantes, como alertas bancários, notas fiscais de compras online e demais documentos importantes.

Portanto, entrar na caixa de correio das pessoas e levar conteúdos é um trabalho muito importante para quem usa a internet como meio de ganhar dinheiro, oferecendo produtos ou serviços. Em especial negócios com atuação online.

A técnica de venda por meio desse canal se chama e-mail marketing. E várias estratégias podem ser aplicadas para obter melhores resultados. Tais como construir uma relação com o cliente, usar como canal para divulgar serviços e produtos, pesquisa de opinião, etc.

 

Como conseguir e-mails de possíveis clientes

 

Não existe regra, mas para conseguir construir uma base de e-mails a primeira coisa é pedir para as pessoas. O método mais comum na internet é com a utilização de um conteúdo rico, como um e-book.

A ideia é simples: para baixar o e-book você faz um “cadastro” e apenas após concluir você recebe o material no e-mail ou é redirecionado para a página onde poderá acessar, ler e baixar o e-book.

Essa estratégia é flexível. Embora usemos o exemplo do e-book, o material rico pode ser qualquer coisa interessante que desperte interesse da sua audiência: um modelo de planilha, um infográfico, um vídeo exclusivo, mentoria ou webnário.

 

Detalhes importantes para montar a sua lista de e-mail

 

Muitas estratégias coletam o e-mail e outros dados das pessoas como cargo, empresa, cidade onde moram. Isso vai depender do seu interesse a da utilização que você fará do seu e-mail.

Falar com pessoas numa perspectiva business para business é bem diferente de falar com o consumidor final. E quem sabe utilizar de forma bem estratégica e sabe separar os dois públicos, consegue ter excelentes resultados com o uso do e-mail marketing, que é o caso do Alex Vargas, empresário e estrategista em Marketing Digital que publicou este artigo que trata sobre isso.

Para facilitar, preparamos essas dicas especiais para usar o e-mail marketing com proficiência e atingir resultados acima da média.

1. Coleta de dados

Na hora de montar sua lista tente extrair os dados mais importantes para os seus e-mails. E após isso, faça pesquisas. Pergunte para as pessoas o que elas querem ler, ouvir, como avaliam os conteúdos.

Mantendo um feedback constante, você consegue evoluir o conhecimento dos seus leads. E se o seu caso envolver venda, utilize os dados obtidos na venda para melhorar seus conteúdos.

Dados importantes como o motivo de não querer comprar sua solução, o percentual de pessoas que atende suas ligações e as pesquisas com clientes não podem ser ignoradas.

2. Sistema de envio

Um segredo não tão divulgado assim é a forma como você envia os e-mails. Se você apenas copia vários e-mails e cola no seu e-mail padrão, boa parte será considerado spam.

Então, o ideal é ter uma ferramenta que envie os e-mails para você automaticamente. E não se esqueça de tomar muito cuidado com as marcações de spam, descadastros e rejeições diversas do cliente.

Procure ferramentas de automação e disparo de e-mails. Existem ferramentas de marketing que abrangem essa modalidade e outras que fazem apenas o envio de e-mails. Fica a seu critério, necessidade e orçamento qual optar.

 

3. Automação de Marketing

Automar é tornar determinadas ações automáticas. Por exemplo: todas as pessoas que baixam um determinado eBook ou material rico receberá e-mails automaticamente.

Mas tudo isso dentro de regras e padrões cuidadosamente definidos. Por exemplo, respeitando certos espaços de tempo e coisas afins. Mas manter uma automação é a melhor forma de conseguir resultados e poupar tempo.

 

4. Saiba quando parar

É preciso definir um cronograma para construir uma relação com os clientes, criar uma automação e ter estratégias bem definidas. Mas para é preciso.

Ou a pessoa compra seu produto, realiza a ação que você quer, ou você a deixa de lado. É preciso saber a hora de parar.

É melhor diminuir a constância de envio de e-mails para uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses que seja, do que ficar como o cara chato.

 

5. O lead acredita que tem o controle

E deve acreditar. Mas, saiba que o controle não é dele, é seu. Se ele não gosta do e-mail ele pode simplesmente descadastrar. Mas é seu papel criar conteúdos tão relevantes que mesmo que ele não queira ler, se sinta impedido de descadastrar.

Ele na verdade vai esquecer em algum momento, mas vai ter a sensação de que se descadastrar pode perder e-mails muito importantes que podem impactar a vida dele. E dessa forma, você está no controle.

 

6. Relacionamento

O ideal é que você construa uma relação com o seu cliente. Algo franco, genuíno e próximo ao espontâneo. Algumas formas de fazer isso são valorizando os seus colaboradores e pedindo para que utilizem seus nomes nos e-mails que enviam.

Mas se você preferir, tudo pode ser uniformizado em um único nome que faça sentido para a sua estratégia. Buscar uma linguagem acessível também é muito importante.

As pessoas precisam entender bem a mensagem, da forma mais ágil possível. E isso é um grande diferencial. E busque aliar tudo isso com a técnica de inbound marketing. 

Ela será um divisor de águas para atração e retenção das pessoas na sua lista de e-mails. Mas sempre respeitando as dicas anteriores, é claro.

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