Estratégias Para Incentivar a Presença Negra no Mercado de Trabalho

Ações e Iniciativas Empresariais São Essenciais na Concepção de Uma Nova Realidade no Mercado de Trabalho

É cada vez mais necessário o desenvolvimento de estratégias capazes de incentivar a presença negra no mercado de trabalho. Onde ultrapassemos barreiras instaladas historicamente e criemos um novo cenário mercadológico capaz de valorizar talentos independentemente de qualquer fator.

Basta que nos questionemos a respeito da representatividade negra no mercado de trabalho. Você, leitor, já refletiu sobre o percentual de pessoas negras em cargos de liderança ou diretoria? Conhece a taxa de pessoas negras que atualmente ocupam os mais altos cargos dentro de uma organização?

Estudos revelados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, demonstrou que homens e mulheres negros ocupam cerca de 2,6% dos cargos de diretoria, e 2,4% dos cargos de gerência nas organizações atualmente.

É notável a necessidade de estratégias capazes de amenizar a diferença de percentual que prevalece o perfil de profissionais dentro das empresas nos dias de hoje. No entanto, tais ações devem ser capazes de provocar mudanças sociais e culturais, pois tais fatores refletem diretamente no cenário organizacional.

Atualmente, muitas empresas têm investido em ações que promovam a seleção de talentos que promovam a presença negra no mercado, além de investir em estratégias de treinamento e capacitação.

Porém, mesmo com a instalação de iniciativas que promovam a presença negra no mercado, é fundamental que saibamos ultrapassar os limites do discurso e de fato promover a inclusão em nosso dia a dia, pois esta é uma mudança que está diretamente ligada a fatores sociais.

Mas na prática o que isso quer dizer?

Quer dizer que quando fomos capazes de promover uma sociedade igualitária, teremos um cenário empresarial igualitário, onde talentos sejam promovidos independentemente de fatores sociais e culturais.

Como incentivar a presença negra no mercado de trabalho

A diversidade é uma das marcas do nosso país, somos uma população essencialmente diversa, no entanto, no mercado de trabalho, a prevalência de homens brancos nos principais cargos organizacionais demonstra o quão equivocada são as estratégias, e a visão empresarial cultivada ao longo da história do nosso país.

A inovação, tão essencial nas estratégias empresariais nos dias de hoje, deve também integrar suas ações de inclusão, onde de fato promovamos um cenário incluso e apto a reconhecer talentos e incentivar a presença negra no mercado de trabalho.

Há a necessidade de mudarmos a forma como o profissional negro é visto no cenário empresarial, e mais do que isso, é necessário que saibamos compreender, fundamentalmente, que somos, independentemente de qualquer fator, iguais em nossa essência, e não há nada que nos torne diferente do ponto de vista biológico.

É necessária a aplicação de estratégias de capacitação, oferecendo oportunidades capazes de mudar o percurso da população negra na história do nosso país, onde possibilitemos a criação de uma nova história, escrita de forma igualitária.

Mais do que ações de inclusão, os negros precisam ser os autores de sua própria história, deixando de trilhar o caminho que lhes foi criado ao longo do desenvolvimento da nossa sociedade.

Neste contexto o acesso a uma educação de qualidade é um fator essencial, pois possui grande relevância no desenvolvimento de habilidades profissionais capaz de conduzir a presença negra a novos patamares no mercado de trabalho.

Assim, é fundamental o desenvolvimento de ações que promovam a diversidade, que tornem o mercado de trabalho plural, seja através de programas ou iniciativas eficazes e capazes de promover uma mudança significativa nos percentuais de atuação de pessoas negras no mercado de trabalho nos dias de hoje.

Pois este é o momento de sabermos reconhecer erros antigos e aplicarmos novas ações na correção e na criação de um novo cenário empresarial que de fato represente e demonstre a diversidade tão significativa de nosso país.

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