Edital de concessão da Ferrogrão em Sinop deve sair ainda este ano; diz ministro

O edital da concessão da Ferrovia Ferrogrão, que ligará Sinop até Miritituba, no Pará, deve ser lançado neste segundo semestre de 2019, ou então no começo de 2020. A informação foi confirmada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante a assinatura da concessão da Ferrovia Norte-Sul, que foi realizada em Anápolis (GO), na manhã desta quarta-feira (31).

O ministro destacou que o governo trabalha para integrar a Ferrogrão, assim como a de Integração Oeste-Leste (Fiol), que liga Caetité ao porto de Ilhéus, na Bahia, com a Norte-Sul, na qual teve o contrato assinado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul é assinado em Anápolis

Tarcisio também assegura que os contratos já existentes devem ser prorrogados. “Vamos fazer a prorrogação das malhas que representam vantagem para a administração. Em vez de botar o dinheiro de outorga nos cofres do Tesouro Nacional, a gente está capturando esse dinheiro no sistema ferroviário. Estamos pegando uma outorga e obrigando a fazer uma construção ferroviária com essa outorga e, no final das contas, é uma forma criativa de colocar dinheiro para dentro e colocar infraestrutura para dentro”, disse o ministro.

No dia 15 de março, durante um encontro com a prefeita de Sinop Rosana Martinelli e o Senador Wellington Fagundes, em São Paulo, após o leilão de dezenas de aeroportos, entre eles o João Figueiredo, o ministro disse que o lançamento da concessão da Ferrogrão será em Sinop. (Colaborou Agência Brasil)

Foto: Reprodução