Cuidados ao realizar compras na internet; Lista de empresas fraudulentas

É preciso tomar algumas orientações a respeito para não cair em furadas.

O mês de novembro está acabando e para finalizar o mês com economia, é preciso tomar alguns cuidados com as compras na campanha de Black Friday. É um dia muito esperado por muitas pessoas, para aproveitar os preços especiais que são oferecidos em diversos tipos de loja no comércio local.

Se você ainda não conhece a Black Friday, pode conferir a matéria divulgada no site da 93, que traz todos os detalhes sobre o assunto. Mas caso você já conheça, ainda assim é preciso tomar algumas orientações a respeito para não cair em furadas e poder aproveitar o melhor da Black Friday.

Ela acontece nesta sexta-feira (29), e em Sinop os empresários já estão se envolvendo com a promoção há alguns dias. A preocupação de algumas pessoas é com relação aos abusos que são cometidos por pessoas de má fé durante a ação, principalmente em sites de e-commerce.

De acordo com a coordenadora do PROCON, Juliana Batista, não há registros de reclamação a respeito da qualidade dos produtos comprados em plataformas online

“Nós não tivemos reclamação com sites de compras, nesse ano de 2019. O que nós tivemos reclamação aqui, é que pessoas foram enganadas na hora de pagar, porque você utiliza aqueles anúncios nas redes sociais e entra, aí ele te direciona pro site e você faz a compra, mas quando você emite o boleto pra pagar ele não remete o pagamento para a plataforma que você comprou, é uma forma de fraudar o pagamento”

Juliana Baptista, diretora do Procon de Sinop em entrevista à 93 FM. (Foto: Marcelo /93 FM)

A orientação do Procon é para que as pessoas não façam compras em sites que não são seguros, principalmente quando se é utilizado plataformas de terceiros para atrair clientes como as redes sociais, pois pode ocorrer problemas com o pagamento. Ao escolher um produto, é necessário que o consumidor faça a emissão do boleto e verifique com cautela, quem será o beneficiário daquele valor.

Geralmente os boletos fraudulentos tentam mascarar o nome do beneficiário, colocando um nome desconhecido ou enganador, prejudicando os consumidores que acreditam naquela marca. As grandes lojas, normalmente, deixam seu nome fantasia como beneficiário para que o pagador possa saber a quem realmente está pagando.

O Procon estará nas ruas de Sinop nesta sexta-feira, para orientar, fiscalizar e tirar dúvidas do consumidor e também do fornecedor. A partir das 08h00 da manhã. O Procon é um Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor que atua em todo o Brasil, para defender os direitos dos consumidores, registrar reclamações, orientar e fiscalizar.

Se falando em Procon, você pode ver a lista de empresas NÃO RECOMENDÁVEIS, divulgadas pelo Procon de São Paulo, onde tais sites não representam confiabilidade.

Se inscreva no canal da 93 FM no YouTube

black fridayECONOMIAsinop