Criança morre na UPA à espera de UTI; 2ª morte em uma semana

Uma criança de 1 ano e 2 meses teve uma parada cardiorrespiratória e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop, na manhã deste sábado (27). Ela aguardava a transferência para uma UTI Pediátrica.

A menina deu entrada na unidade médica nessa sexta-feira (26), às 11h50 com um quadro de tosse seca, desconforto respiratório e febre. A suspeita era de pneumonia. O estado de saúde da pequena se agravou rapidamente e ela precisou ser entubada. Entretanto, a criança estava com dificuldade na sedação, o que prejudicou o quadro dela.

De acordo com o defensor público Gustavo Dias, na madrugada deste sábado (27), por volta das 2h, foi emitida a liminar obrigando o Estado realizar a transferência dela. Os pediatras da UPA acionaram os médicos do hospital Santo Antônio para contribuir no atendimento, porém ela não resistiu e morreu. “Mais uma vez uma criança falece por uma ausência de UTI Pediátrica, por ausência de possibilidade de transferência imediata, que seria o ideal”.

Duas mortes em 5 dias
Essa é a 2º criança que morre em menos de uma semana, em Sinop, aguardando uma vaga em uma UTI para ser transferida. Na segunda-feira (22), uma recém-nascida de apenas 25 dias morreu com meningite, à espera de uma UTI Neonatal.

“Novamente escancara a falta de estrutura aqui em Sinop para casos assim. Na UPA, os profissinais fazem tudo o que é possível fazer com aqueles recursos que eles têm. O problema é que a UPA não tem a tecnologia e os recursos pra conferir a assistência necessária para as pessoas que precisam de uma atenção intensiva” complementa o defensor público.

Nesta semana, a secretaria de Estado e Saúde (SES) emitiu uma nota afirmando que não haviam pacientes de alta complexidade internados na UPA de Sinop. Alegou que são de baixa e média complexidade, portanto, podem ser internados em leitos de retaguarda que devem ser providenciados pelo próprio município.

Outro lado
A Rádio 93 FM entrou em contato com a SES, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve retorno.

criançaEstadoMorrePneumoniaSESsinopUPAUTI Pediátrica
Comentários (0)
Fazer Comentário