Estado diz que pacientes internados na UPA não são de alta complexidade

Os pacientes que estão internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop, que necessitam de leito hospitalar, não apresentam quadro de alta complexidade. Essa afirmação foi emitida por meio de nota pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A nota aponta que os pacientes da UPA são de baixa e média complexidade, portanto, podem ser internados em leitos de retaguarda que devem ser providenciados pelo próprio município.

Contudo, uma bebê que havia sido internada no dia 9 de abril, com meningite, faleceu na segunda-feira (22). Ela precisava ser transferida para uma UTI Neonatal, porém em Mato Grosso, nenhuma unidade hospitalar atendia o perfil assistencial que o quadro exigia.

Leia também: BEBÊ MORRE COM MENINGITE POR FALTA DE VAGA EM UTI NEONATAL

A prefeita Rosana Martinelli, esteve na UPA no dia 13 de abril e afirmou que havia uma superlotação, sendo que 10 pessoas estavam em estado grave de saúde, além da bebê com meningite. A capacidade normal de internações da UPA é de 13 pacientes, porém estava com uma média de 50.

Leia também: PREFEITURA NOTIFICA ESTADO DEVIDO SUPERLOTAÇÃO DA UPA

Já a Ses, informou que o Hospital Regional é referência para pacientes com quadro de saúde de alta complexidade e que tem registrado ocupação de mais de 90% de pacientes oriundos de Sinop.

Atuamente estão internados no Regional 69 pessoas, 62 de Sinop, uma de Cláudia, uma de Brasnorte, uma de Valinhos, uma de Nova Santa Helena, uma de Guarantã do Norte, uma de Canarana e uma de Alta Floresta. Além de 8 leitos de UTI, todos ocupados com pacientes de Sinop.

EstadoHospital RegionalPacientessaudeSESsinopUPA
Comentários (0)
Fazer Comentário