Clareamento natural e odontológico, qual o melhor a recorrer

A procura por procedimentos estéticos odontológicos tem aumentado nos últimos tempos, sendo os métodos para resgatar a cor e o brilho dos dentes os mais desejados. No entanto, a dúvida permanece: entre o clareamento natural e odontológico, qual é a melhor opção?

Por se tratar de um procedimento não invasivo e proporcionar resultados satisfatórios rapidamente, os tratamentos de branqueamento dental têm sido muito populares, em todas as faixas etárias. 

Mas antes de realizar qualquer procedimento, é preciso conhecer os riscos e benefícios de todos eles. 

Assim, é possível alcançar a beleza concomitantemente com a saúde e segurança dos dentes.

O que é o clareamento dental?

Os dentes podem adquirir o aspecto amarelado ou manchado por diversos fatores, desde os hábitos alimentares e o cuidado com a higienização até o uso do aparelho dental invisivel – ou qualquer outro acessório ortodôntico – bem como vícios em bebidas e/ou cigarros.

Esses escurecimentos podem ser mais superficiais ou mais profundos, em especial quando o paciente tem problemas com ranhuras e trincos no esmalte dentário.  Desta forma, os métodos e resultados devem variar de acordo com cada caso. 

Independentemente da técnica utilizada, todos os tipos de clareamento dental são feitos com a aplicação de um agente branqueador – como o peróxido de hidrogênio –, em diferentes níveis de concentração. 

Assim, além de promover a beleza do sorriso, as vantagens do clareamento natural e odontológico incluem:

  • Baixo custo;
  • Menores chances de efeito colateral;
  • Exige manutenção menos frequente;
  • Melhora da autoestima; 
  • Apresenta resultados rápidos.

Clareamento Natural ou odontológico, qual é a melhor opção?

Existem diversos tipos de procedimentos que podem ser utilizados para recuperar a cor original dos dentes, mas é muito importante tomar cuidado com a segurança de cada meio empregado.

Como todo clareamento envolve componentes químicos, sejam eles obtidos de forma natural ou não, o tratamento realizado incorretamente pode causar danos permanentes ao dente e à saúde bucal.

Por isso, todo tipo de intervenção odontológica deve ser acompanhada de um dentista de confiança.

Clareamento natural

Com o crescimento do interesse no branqueamento dental, logo se iniciaram as receitas de tratamentos de clareamento natural. 

Contudo, ainda que sejam utilizados apenas materiais culinários, os processos à base de bicarbonato de sódio, vinagre ou limão são altamente contraindicados.

Isso porque, a combinação desses elementos é extremamente corrosiva e causa a eliminação do esmalte dentário – camada mais dura que serve para a proteção –, deixando os dentes expostos.

Além disso, essa composição pode irritar os tecidos moles da boca, provocando infecções gengivais, sensibilidade, perda das papilas e até ocasionando a retração gengival permanente, o que mostra o perigo de tentar realizar o clareamento natural. 

Clareamento caseiro

Essa técnica é realizada pelo próprio paciente, mas com a supervisão do dentista. O profissional disponibilizará um kit para o tratamento caseiro, e com a ajuda de uma moldeira de silicone, confeccionada sob medida, o gel clareador será aplicado nos dentes.

O procedimento deve ser repetido diariamente por trinta minutos, durante três ou quatro semanas. 

Essa é a forma mais demorada de alcançar os efeitos desejados, mas por ser mais prolongado, o gel atinge os tecidos mais internos do dente, o que faz com que o resultado dure por mais tempo e, também, é mais seguro e indicado do que o clareamento natural.

Normalmente, antes da aplicação da lente de contato dental, o dentista tende a recomendar esse tipo de branqueamento dos dentes, principalmente para alcance dos melhores resultados.

Clareamento odontológico

Os procedimentos realizados em consultório costumam ser mais rápidos – podendo demorar apenas três sessões para a conclusão de todo o tratamento –, e mais seguros, ao contrário do clareamento natural. 

Pois ainda que seja utilizada uma maior concentração do gel clareador, o dentista utilizará uma proteção gengival que dificulta as irritações e inflamações.

Assim, saber quanto custa um clareamento dental pode variar de acordo com os métodos aplicados. O dentista pode usar lasers, led ou luz ultravioleta para potencializar o resultado e ajudar a atingir as camadas mais internas do dente.

No entanto, ainda sim, esse tipo de tratamento tem menor durabilidade se comparado com o kit caseiro. Independentemente dos métodos escolhidos,  os resultados vão variar de acordo com a tonalidade natural dos dentes e com os hábitos alimentares. 

Por isso, pode ser que após o tratamento o paciente tenha que passar até 30 dias sem comer alimentos muito pigmentados como café, vinho, chocolate e chás.

Quem não deve realizar o clareamento?

Como o clareamento natural e odontológico é um procedimento cosmético não invasivo, possui poucas contraindicações, sendo que elas se aplicam a pacientes gestante ou que possuam doenças bucais ainda em tratamento como placas bacterianas, tártaro e cáries.

Se a pessoa sofre com a sensibilidade, possui gengivas muito sensíveis ou faz tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, também não deve seguir com o clareamento.

Já quem utiliza o aparelho invisivel móvel ou o fixo lingual, pode seguir com o branqueamento concomitantemente com o tratamento de alinhamento dos dentes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Comentários (0)
Fazer Comentário