Câmara define posse de vereadores, prefeito e vice em Sinop

Adenilson Rocha, o candidato mais votado, deve dar posse aos colegas eleitos ao cargo de vereador, ao prefeito Roberto Dorner e também ao vice, Dalton Martini.

A Câmara Municipal de Vereadores de Sinop definiu o horário para a posse dos novos vereadores, eleitos em 2020 para a próxima legislatura. A cerimônia de posse está marcada para o dia 1º (primeiro) de janeiro de 2021, a ser realizada no Centro de Eventos Dante de Oliveira, a partir das 7h30.

Também participarão da cerimônia de posse, o prefeito e vice-prefeito eleitos para chefiarem o município de Sinop de primeiro de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2024, Roberto Dorner (Republicanos) e Dalton Martini (Patriota).

De acordo com a Lei Orgânica do Município, Sinop comporta 17 vereadores, mas a Câmara tem 15 cadeiras, que foram devidamente garantidas no dia 15 de novembro de 2020, para a próxima legislatura.

A Lei Orgânica também prevê que compete a Câmara de Vereadores eleitos, “dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito, conhecer de sua renúncia e afastá-los definitivamente dos cargos, nos termos previstos em lei”, diz trecho do artigo 26.

Não há brechas para que a cerimônia de posse seja antecipada, ficando disponível a partir do dia 1º de janeiro do ano após as eleições municipais. A cerimônia terá participação restrita a convidados pela necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo Coronavírus.

Para que todos possam acompanhar em segurança, será realizada transmissão ao vivo nas redes sociais do parlamento municipal. O cerimonial prevê a posse, primeiramente, do vereador reeleito Adenilson Rocha (PSDB), que obteve maior votação popular na eleição de 15 de novembro.

Adenilson Rocha (PSDB), vereador reeleito para a legislatura 2021 a 2024 em Sinop. (Foto: Thiago Silva / Ascom)

Em seguida, continuando a ordem dos mais votados, Adenilson deve dar posse aos seus colegas, eleitos ao cargo de vereador.

  • Hedvaldo Costa (Republicanos);
  • Paulinho Abreu (PL);
  • Ademir Debortoli (Republicanos);
  • Élbio Wolkweis (Patriota), Célio Garcia (DEM);
  • Celsinho do Sopão (Republicanos);
  • Professora Graciele (PT);
  • Professor Mário (Podemos);
  • Moisés do Jardim do Ouro (PL);
  • Lucinei Amaro (MDB);
  • Toninho Bernardes (PL);
  • Dilmair Callegaro (PSDB);
  • Juventino Silva (PSB) e
  • Luís Paulo da Gleba (PROS).

Ainda de acordo com a Lei Orgânica, Adenilson Rocha deve prestar o seguinte compromisso, antes de conduzir os trabalhos de posse e escolha para a mesa diretora.

“Prometo cumprir e fazer cumprir a Lei Orgânica Municipal, Constituição Federal e Estadual, observar as leis e exercer o meu mandato sob a inspiração do patriotismo, da lealdade, da democracia, da honra e do bem comum”.

 

 

Posse do Prefeito

Roberto Dorner e Dalton Martini definem seus secretários para 2021. (Foto: Rafaela Bonifácio)

Os eleitos para ocupar o poder Executivo, Roberto Dorner e Dalton Martini, serão empossados por Adenilson Rocha logo na sequência. Os secretários municipais serão apresentados pela equipe da Prefeitura.

Terminada a cerimônia de posse, com estimativa de duas horas de duração, os parlamentares seguem para a Câmara Municipal, onde farão a sessão de instalação da nova legislatura e de eleição e posse da nova Mesa Diretora, que administrará o Legislativo Municipal no biênio 2021-2022.

A sessão também será presidida por Adenilson Rocha, que ficará no cargo até que seja escolhido o presidente definitivo.

A sessão na Câmara também terá participação pública restrita, de acordo com as normas sanitárias de combate à Covid-19. A exemplo da posse, o evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara.

Acompanhe as duas cerimônias no site oficial www.sinop.mt.leg.br ou pelo YouTube, Facebook e Instagram pesquisando por camarasinop.

 

 

Diplomação

Roberto Dorner recebe diploma de habilitação a investidura de prefeito de Sinop.

Roberto Dorner recebeu seu diploma de prefeito eleito do município de Sinop, para a gestão 2021/2024, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), representado pelo juiz eleitoral de Sinop, Mário Augusto Machado.

Dorner foi eleito ao cargo de executivo do município, com 32.114 votos. Na eleição passada, ele fez 20.593.

 

Acompanhe as principais informações de Sinop e região no Jornal da 93 FM.

Câmara de Sinopcerimônia de possepoder legislativoposse de prefeitoPrefeitosinopVereadores
Comentários (0)
Fazer Comentário