5 Aplicativos de WhatsApp Alternativos

As melhores alternativas para WhatsApp são a maneira perfeita de finalmente trocar de mensageiro quando não lhe serve mais.  Elas são especialmente importantes se você for uma das pessoas que se irritam quando há problemas com o app. 

A controversa política de privacidade do WhatsApp está em vigor desde maio, tornando esse o melhor momento para deixar o WhatsApp para trás. O segundo melhor momento é agora. Mas para onde você vai se você está no WhatsApp há tanto tempo? É aí que entram as melhores alternativas da WhatsApp.

É verdade que a nova política de privacidade do WhatsApp pode ser controversa, mas isso não significa que você deva voltar aos velhos e simples SMS. O sistema de mensagens de texto da velha guarda é hilariantemente inseguro, enquanto que até mesmo o WhatsApp tem a criptografia de ponta a ponta e algumas medidas de segurança robustas em vigor.

Mas há muitas outras opções por aí. Opções que não envolvem colocar você ou seus contatos em risco, e aquelas que lhe ofereceriam algo que o WhatsApp não pode oferecer.

Leia: Aplicativos Para Baixar Vídeo Do YouTube: Conheça Os 5 Melhores!

Aplicativos de WhatsApp Alternativos

Signal

O Signal é uma das escolhas mais óbvias para os mais conscientes da privacidade e segurança. O serviço de mensagens tem endossos de pessoas como Elon Musk e Edward Snowden – com este último creditando sua abordagem consciente de segurança por ele ainda estar vivo.

O app não só é completamente livre, como também suporta mensagens de texto e voz, vídeo e chamadas em grupo.  As mensagens podem ser definidas para autodestruição, e você pode usar um plugin de navegador Chrome se preferir enviar suas mensagens de uma máquina desktop. 

O protocolo de criptografia de código aberto end-to-end do Signal também é usado pelo WhatsApp, portanto você obterá a segurança do WhatsApp sem o envolvimento do Facebook.

O Signal realiza regularmente auditorias de segurança em seu software e consegue combinar essa segurança com uma interface amigável que até mesmo seu tio tecnófobo poderia gerenciar.

O Signal pertence e é operada por uma fundação sem fins lucrativos liderada por Moxie Marlinspike, especialista em criptografia e anarquista autodescrita, e pelo co-fundador da WhatsApp, Brian Acton, que deixou o Facebook em 2017 após uma disputa pública sobre o futuro do WhatsApp.

Telegram

Se você preferir ter algo semelhante ao WhatsApp e vinculado ao seu número de telefone, o Telegram é uma opção para você. Mas é importante salientar, os especialistas têm apontado que os serviços do Telegram não são tão seguros, e sua criptografia de ponta a ponta não é configurada por padrão. Portanto, vale a pena ter isso em mente.

Dito isto, o Telegram oferece ainda a opção de compartilhar arquivos, definir mensagens para autodestruição e conversar em grupos de até 200.000 usuários.

Ele também pode sincronizar mensagens em todos os seus dispositivos, e não custa absolutamente nada para ser usado.

iMessage

Se você é um usuário de iPhone ou Mac, então a opção mais simples às vezes é a melhor,  e o iMessage é a alternativa ideal para o WhatsApp. 

Você não só pode enviar mensagens para todos os números de telefone, quer eles usem ou não o iMessage, mas a Apple tem um histórico comprovado de não se curvar às exigências dos governos de que acrescente backdoors a sua criptografia. Assim, suas mensagens permanecem seguras (a menos que alguém possa ler seus backups iCloud).

O iMessage é tão completo quanto outros aplicativos de mensagens populares, com suporte a imagens, GIFs, vídeo e chamadas em grupo. Em alguns países, os usuários do iMessage podem até mesmo enviar dinheiro uns aos outros usando o Apple Pay.

Chamadas de vídeo e voz não estão incluídas no iMessage, e você terá que fazer isso no aplicativo FaceTime — e o FaceTime funciona apenas com dispositivos Apple. O motivo pelo qual o iMessage e o FaceTime não foram misturados em um único aplicativo de comunicação não está claro, mas é assim que as coisas são. Pelo menos já está instalado em todos os iPhones e na maioria dos Macs.

Google Messages

O Google Messages é a resposta do Google ao iMessage, e normalmente está disponível em telefones modernos Android logo de cara. Se você não conseguir encontrá-la, você pode fazer o download do Google Messages a partir do Google Play.

Projetado para substituir seu aplicativo SMS existente e integrado com todos os serviços do Google, o Google Messages é essencialmente o iMessage, mas para Android.

A criptografia de ponta a ponta é automática quando você está enviando mensagens a qualquer outra pessoa com o Google Messages e  você pode enviar todas as suas imagens e arquivos usuais como faria com algo como o WhatsApp. 

O que o Messages não tem é vídeo e chamadas de voz, já que tudo isso é tratado pelo Google Duo. Assim como o iMessage e o FaceTime ainda estão separados por alguma razão, também o são as Messages e o Duo, embora este último não esteja restrito aos dispositivos Android.

A boa notícia é que o Duo provavelmente já está instalado em seu telefone Android, e se não for gratuito para download no Google Play. Os usuários de iPhone podem obter o Duo na Apple App Store.

Bônus Extra: WhatsApp GB

Esse aplicativo não poderia ficar de fora dentre alguns dos mais usados, principalmente no Brasil. Lançado por algum desenvolvedor nos últimos anos, o WhatsApp GB ficou popular pela modificação de algumas funcionalidades que existe no app oficial.

Customização de temas, aumento do limite de envio de mídias e possibilidade de ficar invisível são alguns dentre seus recursos que tornaram o aplicativo bastante procurado.

Embora o seu uso tenha crescido, deixamos claro que a instalação do WhatsApp GB não é oficial, causando algumas limitações de seus usuários. Tenha cuidado ao usá-lo!

Confira: Whatsapp Libera Função De Apagar Mensagem Enviada