Aeroporto de Sinop registra queda de movimentação em 2020

Nos últimos anos, a maior movimentação foi registrada em 2015, quando mais de 130 mil passageiros embarcaram e desembarcaram em Sinop.

O Aeroporto de Sinop apresentou uma queda no número de embarques e desembarques no ano de 2020, se comparado aos anos anteriores. Segundo o Sistema Hórus da ANAC e também com base em dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, o aeroporto Presidente João Batista Figueiredo teve uma movimentação de 42.382 desembarques e 40.919 embarques em 2020.

Esses dados foram atualizados no último dia 17 de novembro. A maior movimentação dos últimos anos, no aeroporto foi em 2015, quando foram registrados 135.921 desembarques em Sinop. De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports, esse fator se deu em decorrência da covid-19 e por medidas e segurança.

“O transporte aéreo de passageiros foi um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, e o aeroporto de Sinop, inserido neste contexto, sofreu também esse impacto. As operações do aeroporto foram suspensas em 24 de março e retomadas somente em 11 de maio, ou seja, ficamos dois meses sem operações”, comentou o diretor.

Os voos em Sinop ficaram suspensos por quase dois meses, devido ao coronavírus. Foto: Reprodução.

A previsão é para que o movimento seja normalizado de forma lenta, até que haja uma segurança garantida pelos órgãos sanitários e governamentais, devido ao coronavírus. Migliorini disse que são medidas necessárias.

“Como toda parada brusca e previsão, a retomada também é lenta, pois a mobilidade  foi diretamente afetada pela política de isolamento que se fez e se faz necessário, nos momentos críticos de picos da pandemia”, relatou Marco Antônio.

Em Sinop, ainda não há a permissão para voos noturnos, mas de acordo com a empresa que administra o aeroporto, já existe um processo de alteração cadastral e certificação no comando da Aeronáutica e ANAC e, após transitado, a expectativa é para que haja uma autorização para voos noturnos.

O aeroporto de Sinop atua, hoje, com voos diretos ao aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), Aeroporto Vira Copos em Campinas (SP) e o Aeroporto Marechal Rondon de Várzea Grande, região metropolitana da capital Cuiabá.

 

Veja essa e outras informações no Jornal da 93 FM.

2020AeroportoCoronavírusCovid-19João Batista Figueiredoqueda de movimentaçãosinop
Comentários (0)
Fazer Comentário